Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Município alagoano não tem direito a receber royalties

    há 15 anos

    A Procuradoria Regional Federal da 5ª Região (PRF5), representando a Agência Nacional do Petróleo (ANP), conseguiu impedir, no Tribunal Regional Federal da 5ª Região, a continuidade do pagamento de royalties ao município de Santa Luzia do Norte, em Alagoas. Os royalties são uma compensação financeira destinada aos municípios que participam da cadeia de produção do gás natural.

    De acordo com o procurador federal que atuou no caso, Artur Lins, os royalties estavam sendo pagos indevidamente ao município, já que este apenas possui pontos de passagem do gás já processado - os denominados citygates.

    A compensação, de acordo com a Lei nº 7.990/89 e com a Portaria da ANP nº 29/01, é devida às localidades que participam efetivamente da coleta do gás natural nos campos produtores.

    A PRF5 argumentou que o pagamento indevido causa prejuízo aos demais municípios que efetivamente fazem jus ao recebimento dos royalties. O procurador também ressaltou que a demora no julgamento do caso pode causar danos de difícil reparação à autarquia e às localidades produtoras do gás natural.

    A PRF5 é uma unidade da Procuradoria-Geral Federal (PGF).

    Luciana Lima

    • Publicações11300
    • Seguidores167
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações14
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/municipio-alagoano-nao-tem-direito-a-receber-royalties/1044964

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)