Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Município anula licitação após notificação expedida pelo MPE

    Em virtude de equívocos na modalidade de licitação escolhida pelo município de Rondonópolis para a contratação de empresa visando a realização de concurso público para preenchimento de mais de mil vagas, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso notificou a administração municipal a anular a licitação. A recomendação, expedida pela Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, foi acatada pelo município.

    Segundo o MPE, ao invés de escolher a modalidade de concorrência pública, o município optou pelo pregão, que destina-se à aquisição de bens e serviços comuns. "Para um concurso público bem feito e principalmente, com a maior transparência e seriedade possível, a lei de licitações determina a modalidade de concorrência pública seguindo critérios de melhor técnica ou técnica e preço, explicou o promotor de Justiça Wagner Antonio Camilo.

    Segundo ele, o pregão somente leva em consideração o critério do menor preço. A realização de um concurso público não é considerado serviço comum, mas um serviço altamente especializado. Daí a necessidade de maiores apurações quanto a qualificação técnica da empresa a ser escolhida, acrescentou o representante do MPE.

    O promotor de Justiça ressaltou que o concurso que será realizado em Rondonópolis visa garantir o preenchimento de mais de mais de mil cargos na Prefeitura, para diversos níveis e exigências de qualificação. A escolha da modalidade correta de licitação irá prevenir futuros questionamentos quanto à transparência das provas, inclusive levando em consideração o apertado prazo de inscrição e de realização do concurso, já que a atual administração municipal pretendia realizá-lo ainda neste ano. Tal pressa e a incerteza na especialização da empresa certamente trariam questionamentos a respeito da seriedade do concurso público", afirmou.

    • Publicações5272
    • Seguidores41
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/municipio-anula-licitacao-apos-notificacao-expedida-pelo-mpe/100235969

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)