Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Município de Tangará da Serra/MT é condenado a indenizar agente de combate à endemias em virtude de doença ocupacional.

    Juiz de Direito da Comarca de Tangará condenou o município ao pagamento de indenização a uma agente de combate à endemias que adquiriu câncer de pele.

    Publicado por Lo Ruama Oliveira
    há 4 anos

    Uma agente de combate à endemias de Tangará da Serra, estado de Mato Grosso, será indenizada após contrair câncer de pele. É o que decidiu o Juizado Especial da Fazenda Pública da Comarca de Tangará da Serra/MT, que reconheceu o nexo de causalidade da doença ocupacional em virtude da constante exposição aos raios solares em horários inadequados decorrente da atividade laborativa que desempenhava no cargo público.

    Ao procurar a Justiça, a servidora pública relatou que sua atuação incluía visitas periódicas as residências de moradores para acompanhamento de tratamentos e encaminhamento de pessoas adoentadas ao serviço médico.

    A trabalhadora alegou que a prefeitura não fornecia equipamentos de proteção e a incidência constante aos raios solares, no exercício da função, provocou a doença.

    Diante disso, concluiu o juiz que:

    "No mais, ainda que o município tenha ofertado EPIs, conforme alega, dito fato não afasta o risco administrativo, estando comprovado o dano, o nexo causal entre a atividade e o dano e a ausência de culpa exclusiva da vítima, pelo que, ainda que alegue que a Reclamante tenha deixado de utilizar os EPI’s, tal fato não exime o dever de fiscalização do empregador, que deve cuidar para que o servidor os utilize adequadamente."

    Assim, em decisão justa e acertada, o juiz, condenou o município de Tangará da Serra/MT ao pagamento de indenização a título de reparação por danos morais.

    A presente decisão ainda cabe recurso para instância Superior.

    Quarta-Feira, 17/06/2020.

    • Sobre o autorEspecialista em Planejamento Previdenciário e defensora dos servidores Públicos.
    • Publicações5
    • Seguidores0
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações854
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/municipio-de-tangara-da-serra-mt-e-condenado-a-indenizar-agente-de-combate-a-endemias-em-virtude-de-doenca-ocupacional/862212232

    Informações relacionadas

    Lo Ruama  Oliveira, Advogado
    Artigoshá 5 meses

    Servidor Público pode contribuir para o INSS?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)