Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Município não pode protestar dívida se aceitou parcelar débito relativo ao IPTU

    A 1ª Câmara de Direito Público do TJ, em matéria sob a relatoria do desembargador Luiz Fernando Boller, negou provimento a apelação interposta por município do sul do Estado que objetivava eximir-se da responsabilidade pelo indevido protesto de Certidão de Dívida Ativa, após o contribuinte renegociar sua dívida mediante parcelamento de débitos relativos ao IPTU e taxa de coleta de lixo. Com isso, suspendeu também a exigibilidade do crédito tributário.

    Segundo os autos, o cidadão celebrou acordo com a administração municipal em 2012, oportunidade em que acertou novo prazo para quitar dívidas dos anos de 2007 a 2011. Ocorre que, um dia antes de fechar a negociação, a prefeitura encaminhou seu débito para protesto. "(O município) deveria (...) ter diligenciado no sentido de evitar que a negativação fosse formalizada, sob pena de, não o fazendo, responder pelos danos advindos da sua inércia, o que, de fato, se implementou na espécie", analisou o relator.

    A câmara declarou indevido o protesto de dívida tributária parcelada e condenou o município à devolução da quantia paga, acrescida da correção monetária devida, mais as custas para baixa do protesto e pagamento dos honorários advocatícios. A decisão foi unânime (Apelação Cível n. 2013.091152-1).

    Fotos: Divulgação/Gabinete
    • Publicações23906
    • Seguidores1238
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações19
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/municipio-nao-pode-protestar-divida-se-aceitou-parcelar-debito-relativo-ao-iptu/314781182

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)