Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Mutirão de Conciliação agiliza pedidos de indenização do Seguro DPVAT

    Na semana que passou, a Central de Mediação e Conciliação do Tribunal de Justiça (TJRS) realizou o segundo mutirão de audiências de conciliação em processos envolvendo pedidos de indenização do Seguro Obrigatório (DPVAT). Foram designadas 293 audiências de processos que ainda tramitam em 1º Grau, divididas em cerca de 80 conciliações por dia. No total, ocorreram 143 acordos, sendo que 97 audiências não ocorreram por ausência das partes, dentre outros motivos.

    Para agilizar o andamento dos trabalhos, o Departamento Médico Judiciário (DMJ) realizou as avaliações médicas no próprio local, na sala 116. Atualmente, existem no DMJ cerca de quatro mil processos referentes à cobrança do seguro DPVAT e que aguardam a realização de perícias.

    Santa Cruz

    Na Comarca de Santa Cruz do Sul, ocorreram 286 audiências de conciliação em processos do Seguro DPVAT, resultando em 226 acordos. O mutirão foi realizado nos dias 21 e 22 de junho. O juiz da 2ª Vara Cível da Comarca e coordenador do Projeto Mutirão DPVAT, André Luis de Moraes Pinto, comemorou os resultados alcançados. Salientou que de quase 300 convidados a se submeter à perícia no próprio local da audiência, apenas 40 não compareceram.

    Para o magistrado, iniciativas como essa dão celeridade à tramitação dos processos, antecipam a solução da ação e reduzem o estoque de perícias a serem realizadas pelo DMJ, em Porto Alegre. “As conciliações ampliam a participação, no processo decisório, dos cidadãos que buscam a Justiça”, ressaltou André Pinto, que também é vice-presidente de Patrimônio e Finanças da AJURIS.

    Sobre o DPVAT

    O seguro é pago por todo o proprietário de veículo automotor de via terrestre e é destinado à indenização de danos pessoais que tenham causado morte, invalidez permanente ou despesas médico-hospitalares. O pedido para recebimento do Seguro DPVAT é gratuito e o próprio acidentado ou herdeiro pode requerer o pedido de indenização e reembolso, não sendo necessário o auxílio de intermediários. Porém, muitas pessoas recorrem à Justiça para receber a indenização.

    * com informações do TJRS

    Departamento de Comunicação

    Imprensa / AJURIS

    (51)

    Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

    • Publicações660
    • Seguidores3
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações42
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mutirao-de-conciliacao-agiliza-pedidos-de-indenizacao-do-seguro-dpvat/3177173

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)