Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Mutirão quer dar andamento a cálculo de 45 mil processos da Contadoria

    Integrantes da Corregedoria-Geral da Justiça e da Direção do Foro da Capital estiveram em visita nesta quinta-feira (29/9) à Contadoria do Foro Central e ao Módulo Estatizado da Contadoria. O objetivo foi acompanhar os esforços que vêm sendo realizados para agilizar o serviço e, ao mesmo tempo, liquidar um estoque de aproximadamente 45 mil processos.

    O acúmulo de trabalho se agravou com a enfermidade e falecimento do Contador responsável pelo cartório privatizado, ocorrida em julho deste ano. Entre os meses de setembro de 2010 e julho de 2011, o número de processos aguardando cálculo passou de 17 mil para 31 mil. Em agosto, já eram 45 mil. A grande maioria das ações, mais de 31 mil, são da Fazenda Pública e por isso estão recebendo atenção especial.

    25 mil processos todos os meses

    Por dia, chegam à Contadoria em torno de 1,2 mil processos para cálculo de custas, indenizações e multas, totalizando cerca de 25 mil ao mês. A partir da adoção de mudanças de gestão e layout do cartório privatizado, está sendo possível não apenas atender à demanda diária, mas superá-la, reduzindo o trabalho acumulado. Na última quarta-feira (28/9) foram devolvidos 2 mil cálculos realizados, um recorde no setor.

    Já os processos acumulados provenientes de varas da Fazenda foram transferidos para uma no prédio do IPÊ, sala cedida pela Administração do TJ, onde também funciona o Módulo Estatizado. Durante a noite, sábados e feriados, servidores e funcionários do cartório privatizado trabalham para realizar a triagem desses autos, separando por ordem cronológica de chegada, cartório e tipo de cálculo a ser feito. Após o término desse mutirão de triagem, previsto para a segunda metade de outubro, será possível dar andamento aos cálculos.

    Transição

    Por determinação do Conselho Nacional de Justiça, todos os cartórios privatizados devem ser estatizados até 2013. Na Contadoria, essa transição está sendo feita gradualmente, de forma a garantir o futuro andamento regular dos serviços estatizados. A Contadora- Distribuidora Magdala Rosane de Leon, que atua no projeto de apoio, explica que o trabalho realizado é muito específico e exige ao menos seis meses de treinamento.

    Por meio do Módulo Estatizado da Contadoria, que trabalha com as ações da Fazenda Pública, servidores estão sendo treinados na função, auxiliados por estagiários. Em outra frente de atuação, foi criada uma Contadoria para atender especialmente as Varas dos Juizados Especiais Cíveis, garantindo atendimento célere e efetivo.

    Durante a visita às contadorias, o Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Ricardo Raupp Ruschel elogiou e agradeceu o trabalho e empenho dos servidores. O Juiz-Diretor do Foro, Alberto Delgado Neto, destacou que o sucesso da iniciativa se deve muito à colaboração do Contador designado para o cartório privatizado, Valdir Bardini. Acompanhados do Juiz-Corregedor Leandro Figueira Martins, o Corregedor e o Juiz-Diretor conferiram pessoalmente a quantidade imensa de processos que aguardam cálculo e ocupam quatro salas do 6º andar do prédio do IPERGS.

    • Publicações7827
    • Seguidores2087
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações182
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mutirao-quer-dar-andamento-a-calculo-de-45-mil-processos-da-contadoria/2854453

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)