Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    NAETRAN recomenda desburocratização no DETRAN

    O Ministério Público do Estado do Ceará, através dos promotores de Justiça integrantes do Núcleo de Atuação Especial de Controle, Fiscalização e Acompanhamento de Políticas do Trânsito (NAETRAN) Antônio Gilvan de Abreu Melo, Raimundo Nonato Cunha, Edílson Santana Gonçalves e José Aurélio da Silva, expediram uma recomendação ao superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), João de Aguiar Pupo, a fim de que não seja mais obrigatório o reconhecimento de firma em cartório para a comprovação de residência dos usuários para fazer prova nos serviços de habilitação de condutor (primeira habilitação, segunda via e renovação da Carteira Nacional de Habilitação e etc.) e de veículos (primeiro licenciamento, averbação, segunda via do Certificado de Registro do Veículo, etc.).

    A Portaria nº 560/2008 do DETRAN determina que será aceito como comprovante de residência para fazer prova junto àquele órgão nos serviços de habilitação de condutor e de registro de veículos os seguintes documentos: contas de água, energia, telefones fixo ou móvel; Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV); extrato de cartão de crédito; contracheques; cadastros no INCRA; cadastro de empresa na Junta Comercial; correspondência bancária e registro nacional de estrangeiro definitivo.

    Porém, caso o solicitante não tenha como comprovar o endereço por meio dos documentos anteriormente relacionados, o comprovante de residência só seria admitido através de declaração escrita do interessado, com firma reconhecida em cartório. Para os promotores de Justiça, a condição de reconhecimento de firma expedida por cartório, com o intuito único de comprovação de endereço do solicitante, não é necessária.

    • Publicações3287
    • Seguidores17
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações32
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/naetran-recomenda-desburocratizacao-no-detran/3156871

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)