Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Namorar outro funcionário da empresa, pode ou não pode?

    Publicado por Erika Verde
    há 3 anos

    Já que estamos no clima dos dias dos namorados e hoje é dia de Santo Antônio (para muitos- o santo casamenteiro) que tal refletirmos sobre o namoro no local de trabalho?

    Passamos tanto tempo no local de trabalho que é comum encontrar lá pessoas por quem nos interessamos. Porém, assumir um relacionamento no ambiente profissional pode ser um tanto perigoso para a carreira.

    Expressamente, não há lei que proíba um relacionamento entre funcionários da mesma empresa, a Constituição prevê o direito à intimidade, à honra e à vida privada.

    O que a empresa não pode fazer é proibir.

    Os tribunais trabalhistas estão repletos de casos de condenação de empresas por assédio ou dano moral por proibirem namoro entre seus colaboradores/as.

    ⚠️É preciso deixar claro que namorar o colega de trabalho é diferente de namorar o colega no trabalho. Por isso, postura e discrição são essenciais para a manutenção do emprego, visto que atos mais íntimos dentro da corporação podem desencadear uma demissão por justa causa.

    Algumas das razões mais comuns que levam os empregadores a não gostarem muito da ideia de ter funcionários em um relacionamento amoroso. São elas:

    • Perdas de Produtividade: Um casal costuma passar muito tempo conversando, seja pessoalmente ou por chats online, e pode acabar deixando o trabalho de lado por isso. Existe o risco, também, de haver problemas se o relacionamento se tornar alvo de fofocas, gerando distração para outros funcionários.
    • Atritos Entre Funcionários: O casal pode se desentender, atrapalhando a harmonia da empresa, ou, pior, pode acontecer uma disputa entre dois homens por uma mesma mulher ou vice-versa.
    • Favoritismo: Isso se torna um risco quando um dos parceiros está em uma posição de supervisão ou, de alguma outra forma, tem a chance de conceder favores para o outro.

    Para evitar problemas, os gestores podem criar uma política sobre o namoro entre colaboradores, mas seguindo a lei e sem interferir na intimidade das pessoas.

    E então, gostou do nosso conteúdo sobre o namoro no ambiente de trabalho? E você, o que acha do namoro entre membros de uma empresa? Já passou por uma situação assim?

    Artigo feito por Erika Verde, advogada trabalhista

    #namoro # dia12 #santoantonio #casamento #localdetrabalho #direitodotrabalhador #direitotrabalhista #casalhetero #casalgay

    • Sobre o autorAdvogada Trabalhista, Consultoria e Assessoria Preventiva
    • Publicações55
    • Seguidores22
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações262
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/namorar-outro-funcionario-da-empresa-pode-ou-nao-pode/1230724628

    Informações relacionadas

    Kamila Kayumi Sampei, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Vou me casar. Sou obrigado(a) a alterar meu nome?

    Clovis A. Maschietto, Advogado
    Notíciashá 4 anos

    Empresa não pode proibir namoro entre funcionários; veja as decisões da Justiça

    Vinícius Guimarães Mendes Pereira, Advogado
    Notíciashá 8 anos

    Namoro no trabalho dá justa causa?

    Pensador Jurídico, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    [Modelo] Comunicado de Demissão por Justa Causa

    Bianca Ragasini, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    Modelo de petição inicial: ação de indenização por danos morais [Atualizado 2021]

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Não pode proibir, mas se acontecer de um dar em cima, pode virar assédio... Aí fica complicado. continuar lendo