Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Não cabe ao Judiciário flexibilizar condições previstas em edital de concurso

    Candidato ao cargo de perito criminal oficial propôs ação visando a anular sua reprovação na prova de natação, uma vez que as exigências do edital do concurso lhe pareciam excessivas.

    O juiz de primeiro grau julgou improcedente o pedido.

    Inconformado, o candidato apelou para o Tribunal Regional Federal da 1.ª Região.

    O processo, de relatoria do desembargador federal João Batista Moreira, foi julgado pela 5.ª Turma.

    A Turma negou provimento ao recurso, com base em jurisprudência já cristalizada neste Tribunal, no sentido de que “a imposição de limites mínimos para a prova de esforço físico é legal, eis que prevista no artigo , inciso IV, do Decreto-Lei 2.320/87, e o candidato que não os alcançar estará reprovado, não sendo possível ao Poder Judiciário flexibilizar esses parâmetros” (AC 95.01.20886-9/BA, rel. juiz federal convocado Leão Aparecido Alves, DJ de 09/07/2001).

    O relator destacou que foi oferecida uma segunda chance ao candidato, no ato da realização da prova e, ainda, que não há ilegalidade no fato de a prova de natação ter sido efetuada em local diverso dos demais testes de aptidão.

    Processo relacionado: AC 200534000236385

    Fonte: Justiça Federal

    Share Tweet

    • Publicações4069
    • Seguidores8
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações30
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nao-cabe-ao-judiciario-flexibilizar-condicoes-previstas-em-edital-de-concurso/2728319

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)