Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Negado HC a acusado de matar médica, fugir e ser preso ao se prevenir da Covid

    Publicado por Wagner Brasil
    há 3 anos

    Se gostar dessa notícia, siga este canal e minhas redes sociais para ter acesso a mais conteúdos sobre Direito Penal e Direito Eleitoral.

    Site: https://www.wagnerbrasil.adv.br/

    Facebook: https://www.facebook.com/wagnerbrasil.adv

    Instagram: https://www.instagram.com/wagnerbrasil.adv

    Linkedin: https://www.linkedin.com/in/wagner-brasil-1459581bb/


    Clnica Mdica - Hospital Novo Atibaia

    A 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina negou habeas corpus impetrado por um homem acusado de matar a companheira, uma médica de 60 anos, em março do ano passado em Itapema, no Litoral Norte do Estado.

    Ele estava foragido e foi preso em abril, no Rio Grande do Sul, segundo anunciaram os meios de comunicação quando se preparava para tomar a vacina contra a Covid-19. Ele já tinha sido preso no dia do crime, 20 de março de 2020, e teve a prisão em flagrante convertida em preventiva pelo juízo da Vara Criminal da Comarca de Itapema.

    Em junho daquele ano, no entanto, o magistrado determinou a soltura do acusado. Após recurso do Ministério Público, a prisão preventiva foi restabelecida em setembro, por decisão do TJ. O homem seria localizado apenas em abril deste ano.

    O advogado do acusado sustenta que a negativa do direito de recorrer em liberdade, da decisão de pronúncia, é ilegal. Argumenta que não há risco de fuga, pois enquanto estava em liberdade provisória, seu cliente - réu primário - cumpriu todas as medidas cautelares impostas pelo Juízo.

    “Ele se evadiu”, conforme o advogado, “quando o TJSC reformou a decisão de primeiro grau - com puro objetivo de dar uma resposta à mídia e nada mais”. Segundo o advogado, o homem sofre de diabete e por causa da pandemia, diante das condições precárias da estrutura carcerária, poderia perder a vida enquanto espera o julgamento. Postulou, assim, a revogação da prisão preventiva e defendeu sua substituição por medidas cautelares. Nada disso convenceu os desembargadores.

    O relator do HC, desembargador José Everaldo Silva, explicou que a norma processual penal privilegia as medidas cautelares em detrimento da prisão. Porém, quando há elementos suficientes para a manutenção ou decretação da prisão preventiva, esta se revela imperativa. “No caso concreto, a gravidade do fato e a fuga do paciente para longe do distrito da culpa são motivos que respaldam a prisão cautelar na necessidade de acautelar a ordem pública e a aplicação da lei penal”.

    Everaldo Silva ressaltou que o restabelecimento da prisão do paciente “não ocorreu por questão midiática, visto que esta relatoria e a colenda Câmara da qual faz parte não atua fora das hipóteses legais permissivas”. Por fim, ressaltou que o paciente não trouxe nenhuma informação de que o contágio pelo vírus tenha alcançado o estabelecimento prisional onde se encontra segregado, tampouco houve comprovação de que sua saúde tenha se deteriorado dentro do estabelecimento prisional, ou de que não esteja recebendo os cuidados e medicamentos necessários. A decisão foi unânime. O processo tramita em segredo de justiça.

    Fonte: Tribunal de Justiça de Santa Catarina


    • Sobre o autorAdvocacia Especializada em Direito Penal e Direito Eleitoral
    • Publicações1917
    • Seguidores76
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações24
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/negado-hc-a-acusado-de-matar-medica-fugir-e-ser-preso-ao-se-prevenir-da-covid/1247214374

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)