Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Negado mandado de segurança a prefeita mais votada em Estrela de Alagoas (AL)

    há 15 anos

    O ministro Eros Grau, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou o mandado de segurança apresentado por Angela Garrote, candidata a prefeita mais votada em Estrela de Alagoas (AL) nas eleições do ano passado. Ela não conseguiu ser diplomada e tomar posse porque teve seu registro de candidatura indeferido.

    Foi o próprio TSE que negou o seu registro em novembro de 2008 depois que o Ministério Público contestou sua candidatura. O Tribunal entendeu que, caso a candidata fosse eleita, resultaria em um quarto mandato sucessivo de um membro que compõe o mesmo núcleo familiar, considerando que seu marido foi eleito para prefeito do município em 1997 e reeleito em 2000. No mandato seguinte, Angela Garrote foi eleita para o cargo e o exerceu de janeiro de 2005 a julho de 2007, quando teve seu mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL). Na ocasião, o TRE entendeu que houve simulação no divórcio dos dois com o objetivo de se perpetuarem no cargo.

    No mandado de segurança, a defesa da candidata alega que a decisão que impediu sua diplomação e autorizou a realização de novas eleições é ilegal, pois não houve trânsito em julgado da decisão que indeferiu seu registro de candidatura. Com isso, pediu liminar para ser diplomada e tomar posse imediatamente até decisão final da Justiça Eleitoral sobre a questão.

    Decisão

    O ministro Eros Grau negou o pedido ao aplicar a Súmula 267 do Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com esta súmula, não cabe mandado de segurança contra decisão que ainda é passível de recurso.

    Além disso, já foi realizada eleição suplementar no município, sendo José Almerino eleito novo prefeito de Estrela de Alagoas, com 57,42% dos votos válidos.

    Processo relacionado: MS 4192

    CM/EM

    Leia mais:

    12/11/2008 - Plenário nega registro de candidata mais votada para a prefeitura de Estrela de Alagoas (AL)

    • Publicações14554
    • Seguidores286450
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/negado-mandado-de-seguranca-a-prefeita-mais-votada-em-estrela-de-alagoas-al/971708

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)