Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Negado MS questionando anulação da abertura de processo disciplinar contra Cunha

    há 8 anos

    A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou pedido de liminar no Mandado de Segurança (MS) 34025, no qual foi questionado ato que impediu a abertura de processo disciplinar contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). No entendimento da ministra, trata-se de uma questão interna corporis, restrita à Câmara dos Deputados, sendo indevida uma interferência do Judiciário no caso.

    O MS, ajuizado pelo deputado federal José Carlos Araújo (PSD-BA), questiona ato do então presidente em exercício da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), que anulou a aprovação do parecer que determina abertura de processo disciplinar referente a Cunha. O parlamentar argumentou que deveria ter sido concedido novo pedido de vista a membro do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar antes da aprovação do parecer pela abertura do processo.

    Em sua decisão no MS, a ministra Rosa Weber afirma não encontrar elementos que justifiquem a medida excepcional de interferência judicial, “porque aparentemente circunscrita, a controvérsia, à interpretação e à aplicação de preceitos regimentais e regulamentares”. Ou seja, para ela não há no caso afronta direta à Constituição Federal de forma a autorizar uma atuação do STF.

    “A separação dos poderes é condicionante necessária em qualquer discussão que envolva a judicialização de atos típicos de outro Poder”, cita a ministra em sua decisão. Para ela, é necessário cautela para se evitar indevida ingerência em assuntos internos, sendo tradicional no STF orientação no sentido de inviabilidade de reexame judicial de questões inerentes às atividades de outro Poder.

    A ministra também considerou que o risco na demora da decisão relativa ao processo disciplinar de Cunha havia em grande parte se desconfigurado devido a acontecimentos recentes. Isso porque a representação já havia sido objeto de novas movimentações em reuniões do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados, realizadas no mês de fevereiro, revelando que o processo segue em curso com a realização de novos atos processuais.

    FT/FB

    Leia mais
    22/02/2016 - Parlamentar questiona ato que anulou votação sobre processo disciplinar contra Eduardo Cunha

    Processos relacionados
    MS 34025


    • Publicações30562
    • Seguidores629076
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações86
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/negado-ms-questionando-anulacao-da-abertura-de-processo-disciplinar-contra-cunha/307951010

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)