Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
22 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Negado seguimento a pedido da Câmara Municipal de Santarém Novo para afastar prefeito do cargo

    há 4 anos

    O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, negou seguimento ao pedido da Câmara Municipal de Santarém Novo para manter o afastamento do prefeito Laércio Costa de Melo do cargo. Na decisão, o ministro determina que o processo aguarde o seu trâmite regular junto às instâncias de origem.

    A Câmara Municipal havia cassado o mandato de Melo pelo cometimento de infração político-administrativa listada Decreto-Lei 201/1967, que trata dos crimes de responsabilidade de prefeitos e vereadores. No entanto, o relator de recurso do prefeito no Tribunal de Justiça do Pará (TJ-PA) suspendeu a eficácia do decreto legislativo e determinou a sua recondução ao cargo até pronunciamento definitivo daquela corte.

    O órgão municipal acionou o STF com pedido de Suspensão de Tutela Provisória (STP 169) com a justificativa de que o retorno do prefeito ao exercício da chefia do Poder Executivo local poderia causar grave lesão à ordem, à saúde, à segurança e à economia pública. A Câmara também alegou violação ao princípio da publicidade.

    Para o ministro Toffoli, a abundante argumentação processual contra a decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJ-PA) tem nítido intuito recursal, o que não se admite em pedidos como esse. Para o deferimento da suspensão, devem estar presentes os requisitos legais referentes aos riscos de lesão à ordem pública, econômica ou administrativa, que não foram demonstrados no caso.

    Com informações da Assessoria de Comunicação da Presidência

    Processos relacionados
    STP 169
    • Publicações30562
    • Seguidores629110
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/negado-seguimento-a-pedido-da-camara-municipal-de-santarem-novo-para-afastar-prefeito-do-cargo/818177415

    Informações relacionadas

    Marcelo Galvão Marques, Advogado
    Modeloshá 6 anos

    [Modelo] Petição - Pedido de Informações à Administração Pública e o não fornecimento no prazo legal

    Cezar Rodrigues, Bacharel em Direito
    Modeloshá 8 anos

    Danos Morais por proibição de acesso a local público

    André Wilker Costa, Advogado
    Modeloshá 2 anos

    Contestação em Ação Civil Pública por Ato de Improbidade Administrativa - Com base na Lei n° 14.230/2021

    Julio Cesar Martins, Estudante de Direito
    Modeloshá 2 anos

    Ação Civil Pública

    Ana Meirelles, Advogado
    Modeloshá 8 anos

    Mandado de segurança

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)