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3 de Maio de 2024
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    Nelson Härter debate Plano de Carreira do Magistério em Pelotas e região

    Durante o recesso parlamentar, o deputado estadual Nelson Härter (PMDB) esteve reunido com diversas lideranças escolares, professores e direção de escolas municipais e estaduais em Pelotas e a região, para ouvir as reinvindicações dos educadores referentes ao possível Plano de Carreira do Magistério em estudo pelo governo estadual. Dentre as reinvidicações, muitas dúvidas giram em torno das dificuldades de um bom entendimento de qual maneira, de fato, as mudanças beneficiariam ou prejudicariam a categoria.

    O parlamentar ouviu atentamente nos últimos dez dias os pedidos, recebendo diversas solicitações para intermediar junto ao Parlamento e ao governo estadual a efetivação desses pedidos, principalmente possibilitando um diálogo amplo sobre o assunto e ouvindo antes a comunidade.

    "O que vimos é uma preocupação generalizada por parte da categoria. Independente das questões partidárias. Nosso trabalho como representante da região no Parlamento prima por ouvir essas reinvidicações e utilizarmos nosso espaço para falarmos em nome de inúmeras pessoas, que muitas vezes não são ouvidas", explicou o peemedebista.

    Nestes encontros, Härter colocou-se à disposição da categoria para tudo que for preciso. Disse também que na condição de deputado, seu mandato também está em prol dos professores e desta forma quer participar de perto das lutas desses educadores, acompanhando o desenrolar das questões referentes à educação em todos os níveis: qualidade de ensino no Estado, isonomia salarial, Plano de Carreira e a realização de mais concursos públicos.

    Entre as propostas para reformulação da estrutura funcional dos professores estão: a criação de novo processo seletivo para ingresso no Magistério, com provas específicas na área de conhecimento do educador e realização de avaliações periódicas, visando à progressão na carreira. Também destacam-se a implantação de remuneração variável por desempenho, em que os professores ganhariam um 14º salário anual de acordo com os resultados obtidos pelos alunos em sistema de avaliação externa no rendimento escolar.

    Conforme Härter, “é preciso construir um novo plano em conjunto da sociedade e não apenas pelo Executivo. Todos os assuntos ligados à educação são do interesses de todos os cidadãos, desta forma, precisamos unir forças em prol de uma bandeira em defesa da construção de uma proposta para a melhoria do ensino no Rio Grande do Sul e não retroagir, porque é uma categoria que merece ser respeitada sempre. Não podemos fechar os olhos para esta realidade", defendeu o parlamentar.

    *Com informações Romualdo Cunha Jr.

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