Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Nepotismo e cotas em debate no CNJ

    O julgamento de uma denúncia de nepotismo no TJRS (Pedido de Providências 200910000043902) e de mais outros cinco processos que tratam do tema, que estava na pauta do CNJ na sessão do dia 2, tiveram novo pedido de vista pelo Corregedor-Nacional de Justiça, Francisco Falcão e acabaram não sendo julgadas.

    Apesar disso, o relator destacou que é preciso manter uma interpretação mais rígida do conceito de nepotismo e alertou para o fato de que a prática do nepotismo se utiliza dos meios disponíveis e sempre dá um jeito de renascer como uma fênix, razão pela qual tem de ser coibida de forma severa, do contrário estará se consagrando um privilégio e não uma prerrogativa constitucional.

    Já em relação ao pedido de providências que tratava das cotas (Pedido de Providências 0002248-46.2012.2.00.0000), houve controvérsias se cabe ao CNJ fixar as diretrizes das políticas públicas de cotas para o preenchimento de cargos no Poder Judiciário em relação a magistrados. Há entendimentos de que a interferência do órgão se limitaria a cotas para cargos comissionados e servidores.

    A opção foi por adiar a decisão do mérito, até que estudos técnicos realizados pela Comissão de Eficiência Operacional e Gestão apresente resultados sobre o tema. Mas algumas posições foram no sentido de uma ação do Conselho também em relação a cotas para magistrados.

    Assessoria de Comunicação

    • Publicações1231
    • Seguidores2
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações14
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nepotismo-e-cotas-em-debate-no-cnj/100112328

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)