Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    NFP-e: Fazenda de SC capacita 415 profissionais para atender produtor rural

    Treinamentos serão retomados entre fevereiro e março de 2016

    A Secretaria de Estado da Fazenda encerra nesta quinta-feira (17) a última das nove capacitações oferecidas em 2015 aos técnicos envolvidos no atendimento aos usuários da Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e). Em um ano de trabalho, 415 profissionais passaram pelo treinamento e outros 150 produtores da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Oeste do Estado participaram de pilotos. A expectativa agora é colocar o sistema à disposição dos usuários no primeiro semestre de 2016.

    Assessor tributário da SEF, Ari Pritsch observa que os profissionais que participaram da capacitação receberam instruções sobre como cadastrar o produtor, quais detalhes da legislação tributária devem ser observados e os efeitos da produção primária no retorno do ICMS. O curso também destacou quais os procedimentos operacionais e cuidados que esses profissionais devem ter para que os produtores não venham a perder as condições de segurado especial diante do INSS. “Alertamos ainda sobre as possíveis repercussões, positivas e negativas, que cada procedimento no cadastro e na prestação de contas dessas notas fiscais pode proporcionar”, lembra o assessor que está à frente da implantação do novo modelo.

    Parceiros da Fazenda na criação e implantação da NFP-e, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC) também estão envolvidos no processo de capacitação, que volta a ser realizada entre fevereiro e março de 2016.

    SAIBA MAIS - Criada com o objetivo de facilitar o dia a dia daqueles que vivem e trabalham no campo, a NFP-e deve beneficiar cerca de 300 mil produtores de todo o Estado. Qualquer produtor rural poderá usar o serviço. Bastará emitir a nota eletrônica para que a operação seja contabilizada pelos órgãos competentes. Outra vantagem da NFP-e é que o produtor poderá usar a nota na comercialização de vários produtos e serviços, como o turismo rural e a venda de máquinas e equipamentos usados. Hoje a NF em papel é emitida somente para produtos primários.

    Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina

    Aline Cabral Vaz - avaz@sef.sc.gov.br (48) 3665-2575
    Cléia Schmitz - cschmitz@sef.sc.gov.br (48) 3665-2572
    Sarah Goulart - sgoulart@sef.sc.gov.br (48) 3665-2504
    Rosane Felthaus - rosanef@sef.sc.gov.br (48) 3665-3506

    • Publicações2204
    • Seguidores13
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nfp-e-fazenda-de-sc-capacita-415-profissionais-para-atender-produtor-rural/268934802

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)