Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Ninguém pode fazer justiça com as próprias mãos, afirma Pedro Kemp

    O deputado Pedro Kemp (PT) disse hoje na tribuna da Assembleia Legislativa que as mortes de índios em Mato Grosso do Sul ficam impunes e que "ninguém é responsabilizado pelos crimes".

    Durante o uso da tribuna no Grande Expediente da sessão ordinária desta quinta-feira, dia 10, o parlamentar declarou que "ninguém pode fazer justiça com as próprias mãos" e denunciou que no Estado estão sendo adotados "dois pesos e duas medidas diferentes" na atuação policial durante os conflitos agrários.

    O parlamentar cobrou a apuração dos responsáveis pela morte dos irmãos Rolindo Vera e Genivaldo Vera, em Paranhos, e pelas agressões cometidas contra índios em Iguatemi. "Quero lei para todos: brancos e índios", afirmou Kemp.

    O deputado Amarildo Cruz (PT) congratulou Kemp pelo pronunciamento e afirmou que o Estado tem se omitido, gerando ainda mais intolerãncia no campo.

    Já o deputado Zé Teixeira (DEM), afirmou que os conflitos são agravados pela inoperância da Polícia Federal, constitucionalmente responsável pela apuração dos crimes envolvendo indígenas, e pela incompetência da Funai, que deveria prestar assistência nas aldeias. O parlamentar do Democratas responsabilizou o governo Lula pela situação.

    Direitos - No dia em que se comemoram os 61 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU, Kemp afirmou que a violência contra as populações indígenas é o principal símbolo do desrespeito aos direitos humanos em Mato Grosso do Sul.

    O petista disse que a carta da ONU "é a idéia mais bonita construída pela humanidade, porque prega a igualdade entre todos os seres humanos". "Em um mundo de tanto preconceito e discriminação, precisamos nos lembrar sempre da declaração e combater a violência", assegurou Kemp.

    Esboçada principalmente por John Peters Humphrey, do Canadá, mas também com a ajuda de várias pessoas de todo o mundo - Estados Unidos, França, China, Líbano entre outros, a declaração delineia os direitos humanos básicos.

    * com informações da Wikipedia

    • Publicações6582
    • Seguidores10
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações67
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ninguem-pode-fazer-justica-com-as-proprias-maos-afirma-pedro-kemp/2031917

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)