Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Nota de repúdio

Na ANACRIM nenhum criminalista está sozinho. Somos amantes da paz. Mas não violem as nossas prerrogativas, pois haverá reação coletiva.

há 6 anos


A ANACRIM - Associação Nacional da Advocacia Criminal vem a público apresentar Nota de Repúdio, relativamente ao comportamento desrespeitoso apresentado por parte da imprensa que, de forma pouco republicana, insiste em atacar a imagem do advogado que está à frente da defesa do médico, notoriamente investigado e preso, como suposto responsável pela morte de uma paciente, após ser submetida a uma intervenção médica de natureza estética.

Não estamos empreendendo qualquer juízo de valor sobre culpa, primeiro porque não nos cabe, segundo porque não há que se falar em culpa, antes mesmo do início da instrução criminal.

Não obstante, uma parte sensacionalista e desrespeitosa da imprensa, desconsiderando, inclusive, o sentimento da família e dos amigos da vítima, repercute o caso como se um espetáculo fosse.

Na mesma medida, usa de expedientes de desmoralização para estigmatizar a defesa e o advogado, produzindo manchetes jocosas, questionamentos ofensivos e difamatórios, repetindo uma prática nefasta de desqualificar a defesa dos “inimigos da vez”, posto que isso, antes de tudo, gera altíssima audiência e, consequentemente, lucro.

Conclui-se que o crime e a vítima, nas mãos de parte da imprensa, pouco importam, sendo mesmo relevante, somente, o quanto se pode tirar de proveito econômico da repercussão sensacionalista, independente da dor alheia, do respeito à advocacia ou instituições.

Nós criminalistas, que desde a ditadura defendemos incontáveis jornalistas, ficamos com a sensação de que, em alguma medida, essa profissão está impregnada de narcisistas, que pensam que as únicas garantias constitucionais a serem resguardadas no país dizem respeito ao sigilo da fonte e liberdade de imprensa.

Temos um aparato jornalístico que, tecnicamente, está em nível de primeiro mundo, porém, conduzido por pessoas que, enriquecidas e favorecidas pelos tempos de ditadura, seguem repetindo o mesmo padrão persecutório e subdesenvolvido de décadas atrás.

A presente Nota de Repúdio é a antessala de medidas judiciais mais duras e individualizadas que a ANACRIM adotará para este caso, e para todos os outros, sempre que parte da imprensa insista em se utilizar de chicanas jornalísticas para ofender a honra e a dignidade de advogados criminais e da nossa profissão.

Reiteramos a nossa irrestrita solidariedade ao advogado da causa, o qual faz parte de um dos grupos da ANACRIM, reafirmando que não transigiremos com os desrespeitos às nossas prerrogativas, vindos da imprensa ou de qualquer instituição.

Rio de Janeiro, 21 de julho de 2018.

Flávio Fernandes

ANACRIM-RJ

Presidente

James Walker Júnior

ANACRIM

Presidente

Flávia Fróes

ANACRIM

Vice-presidente

  • Sobre o autorAinda acreditamos nas leis e na justiça
  • Publicações260
  • Seguidores129
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações254
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nota-de-repudio/604064541

Informações relacionadas

Nota de repúdio

Ministério Público Federal
Notíciashá 5 anos

Nota de repúdio e desagravo

Diretoria Regional Rio de Janeiro, Advogado
Notíciashá 3 anos

Nota de repúdio

GAZETA DO POVO IRÁ PUBLICAR NOTA DE REPÚDIO

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)