Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Notícias da Justiça e do Direito nos jornais desta quinta-feira

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 13 anos

    A BRF (Brasil Foods) terá de vender mais de 30% de sua capacidade de produção no mercado interno e suspender a venda de uma série de produtos da Perdigão e da Batavo por até cinco anos.

    Essas foram as condições impostas pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) para aprovar a fusão entre Perdigão e Sadia, ocorrida em 2009.

    A BRF terá que repassar um pacote de ativos a um mesmo concorrente, que, apenas com o que comprar da empresa, já será o segundo maior em 14 mercados, como lasanha, salsicha, hambúrguer e outros. Em alguns deles, terá mais de 20% das vendas. As informações são dos jornais Valor Econômico , Estado de S. Paulo , Folha de S. Paulo , O Globo e Correio Braziliense .

    Restrições à restrição

    A aprovação da fusão entre Sadia e Perdigão pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) vai limitar o poder de escolha do cliente, segundo avaliação dos órgãos de defesa do consumidor. Outro ponto crítico do acordo é uma possível elevação dos preços dos produtos da BR Foods. "Essas fusões dão muito poder de distribuição para uma única empresa. E a qualquer momento pode haver uma elevação de preço e ninguém ter controle sobre isso", afirma Marcelo Segredo, diretor-presidente da Associação Brasileira do Consumidor (ABC), ao jornal O Estado de S. Paulo .

    Restrições ao monopólio menor

    O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) deverá determinar que a Gol e a Webjet assinem um acordo para garantir que as operações das duas empresas sejam mantidas separadas até a análise da fusão.

    Segundo a Folha de S. Paulo apurou, pelo tamanho do negócio e pela exígua quantidade de concorrentes, a tendência é que o conselho exija a assinatura de um Apro (Acordo de Preservação da Reversibilidade da Operação).

    Esse tipo de acordo é firmado em operações que incluem empresas com grande participação de mercado. Foi feito, por exemplo, na compra da Sadia pela Perdigão.

    Sem cabimento

    O procurador-geral de Justiça de São Paulo, Fernando Grella, entrou com recurso contra a decisão do desembargador Poças Leitão, do Tribunal de Justiça de SP, que revogou o pedido de prisão preventiva da primeira-dama de Campinas (SP), Rosely Nassim Santos.

    O recurso será votado pela 15ª Câmara Criminal do TJ, conforme reportagem da Folha de S. Paulo .

    A primeira-dama faz parte de um grupo de 22 pessoas denunciadas pelo Ministério Público em junho sob acusação de fraudar licitações na Sanasa (empresa de saneamento).

    Opacidade

    Aprovado ontem no Congresso, o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2012 prevê menos transparência na divulgação de ações do PAC (Programa de Aceleracao do Crescimento), principal programa de investimentos do governo federal.

    A nova versão do texto prevê, de acordo com informações da Folha de S. Paulo e d O Globo , a divulgação semestral de relatório da execução do PAC na internet. Hoje, a divulgação é quadrimestral.

    Não passa

    A lei que fixa as regras para a elaboração do Orçamento da União do próximo ano, aprovada ontem pelo Congresso Nacional, criou travas para impedir o aumento desenfreado dos gastos públicos. Uma das novidades incluídas por parlamentares da oposição exigirá do governo trazer, até 2014, as despesas para o mesmo nível das receitas....

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores11019
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/noticias-da-justica-e-do-direito-nos-jornais-desta-quinta-feira/2774541

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)