Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Notificação compulsória das autoridades policiais pelos profissionais de saúde sobre vítimas de violência doméstica

    Publicado por Lis Mattos Alves
    há 4 anos

    No dia 11 de dezembro de 2019 foi publicada pela União a Lei n. 13.931/2019, para modificar a Lei n. 10.778/2003, alterando significativamente a responsabilidade dos profissionais de saúde quando do atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica.

    Originalmente, a legislação determinava que a notificação compulsória em casos de indícios ou confirmação de violência contra mulher deviria ocorrer apenas nas hipóteses de morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, apenas para as autoridades sanitárias, sem indicar prazo para cumprimento da obrigação.

    Com a mudança legislativa, que entrará em vigor no dia 10 de março de 2020, a obrigação de notificação compulsória se estenderá para as autoridades policiais, devendo ainda ser observado o prazo de 24 (vinte e quatro) horas para a formalização da comunicação.

    • Publicações18
    • Seguidores8
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações126
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/notificacao-compulsoria-das-autoridades-policiais-pelos-profissionais-de-saude-sobre-vitimas-de-violencia-domestica/791684885

    Informações relacionadas

    Amanda Vanzato, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Médico(a), você deve comunicar o crime à polícia ou não?

    Hewdy Lobo, Médico Psiquiatra
    Artigoshá 9 anos

    Suicídio é crime?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)