Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Notificação de TRT dispensa comprovação de feriado local

    Publicado por JurisWay
    há 13 anos

    A Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin) conseguiu manter a dispensa de uma ex-empregada que pleiteava estabilidade no emprego. Ao Tribunal Superior do Trabalho, ela contestou a validade de uma ação de consignação de pagamento ajuizada pela empresa que visava depositar as verbas rescisórias que lhe eram devidas, alegando que a ação era intempestiva, ou seja, havia sido interposta fora do prazo, após a Quarta-Feira de Cinzas.

    Contrariamente, o ministro Alberto Luiz Bresciani de Fontan Pereira, relator que analisou o recurso da empregada na Terceira Turma do TST, constatou que o prazo recursal se iniciou em 26/2/2009 (quinta-feira), pois os dias anteriores, 23 a 25, correspondiam aos feriados de carnaval e não houve expediente no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ). O feriado terminou em 05/03/2009, exatamente quando o recurso foi interposto pela empresa no TRT, portanto dentro do prazo.

    Esclareceu ainda o relator que o Tribunal Regional atestou a ausência de expediente forense na Quarta-Feira de Cinzas (25/02/09) e, assim, não havia necessidade de se exigir da empresa comprovação da existência de feriado oficial naquela data que justificasse a prorrogação do prazo recursal, como defendeu a empregada. Tendo o TRT notificado oportunamente a suspensão dos prazos processuais naquele dia, o relator avaliou que a especificação daquele feriado é irrelevante.

    Além da intempestividade, a empregada questionou em seu recurso outros temas relacionados à sua estabilidade no emprego, mas nenhum deles conseguiu ultrapassar a fase do conhecimento e, assim, o mérito não foi examinado.

    O caso

    Inicialmente, a empregada ingressou no serviço público por concurso em maio de 1966 no Estado do Rio de Janeiro e, em maio de 1977, foi transferida para a Codin, passando de estatutária para o regime celetista. Demitida em fevereiro de 2008, ela questionou sua demissão alegando ter direito à estabilidade. Contrariamente, o TRT avaliou, entre outros aspectos, que, com a transferência dela para a Codin, criou-se novo vínculo de emprego, extinguindo-se a relação estatutária anteriormente mantida com o Estado do Rio de Janeiro. Assim, como empregada de empresa pública, ela podia ser demitida.

    O voto do relator foi seguido por unanimidade na Terceira Turma do TST.

    Processo: RR 34600-15.2008.5.01.0034

    (Mário Correia)

    • Publicações73364
    • Seguidores794
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações16
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/notificacao-de-trt-dispensa-comprovacao-de-feriado-local/2732002

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)