Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Nova Comissão de Direito Eleitoral inicia com planos e desafios

    há 5 anos

    Vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo e gestor responsável pelas Comissões da OAB SP, Ricardo Luiz de Toledo Santos Filho empossou (10/06) a nova Comissão de Direito Eleitoral para o triênio 2019/2021. O grupo é composto por Hélio Freitas de Carvalho da Silveira, presidente; Clarissa Campos Bernardo, vice-presidente; Maira Calidone Recchia Bayod, secretária-geral, e Marcela Cristina Arruda Nunes, secretária adjunta, além dos membros efetivos, regionais e consultores.

    Ricardo Toledo explicou que, na formação das Comissões da OAB SP, a diretoria busca ouvir todos os conselheiros de maneira democrática, recebendo sugestões, até que se chegue ao consenso de quem irá presidi-las e compô-las. “O que prima a nossa gestão é a abertura do espaço para que advogadas e advogados possam representar a nossa instituição”, reforçou Toledo. Sobre a Comissão Eleitoral, o vice-presidente lançou um desafio aos integrantes que, certamente, irá marcar o início dos novos trabalhos. Ele sugeriu a formulação de um projeto que possa mudar as regras da eleição para a presidência do Conselho Federal da OAB: “Uma entidade que se pretende democrática não pode ter uma eleição indireta para presidente nacional”, afirmou Ricardo Toledo.

    Hélio Silveira agradeceu a confiança depositada nele e nos demais integrantes da Comissão pelo presidente da OAB SP, Caio Augusto Silva dos Santos, e pelo o vice-presidente, Ricardo de Toledo. O recém-empossado presidente pretende conectar os colegas de todo o Estado com eventos que possam desenvolver novas propostas na lei partidária e eleitoral, visando aprimorar a democracia. A ideia é, após conclusos os trabalhos, encaminhar as contribuições do grupo para o Congresso Nacional. “Meu plano não é necessariamente ser um presidente e, sim, um articulador. Menos formalismo e mais atitude para realizarmos e construirmos novas pautas”. Silveira pretende ainda criar uma revista digital, uma láurea anual e realizar um Congresso de Direito Eleitoral na capital paulista.

    Além dos citados acima, compuseram a mesa: Maria das Graças Pereira de Mello, conselheira; Alexandre Luís Mendonça Rollo, presidente da Comissão de Cultura e Eventos; Marcos Antonio Madeira de Mattos Martins, ex-presidente da Subseção de Sumaré (2013/2015 e 2016/2018); e Juacy dos Santos loura Junior, membro da Comissão Especial de Direito Eleitoral do Conselho Federal da OAB.

    • Publicações8608
    • Seguidores165
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nova-comissao-de-direito-eleitoral-inicia-com-planos-e-desafios/720564135

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)