Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Nova regra para mudança de sexo no SUS contempla transexual masculino

    há 10 anos

    O Ministério da Saúde publicou, nesta quinta-feira (21), novas diretrizes para atendimento de transexuais e travestis pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As novas regras contemplam os transexuais masculinos: pessoas que são fisicamente do sexo feminino, mas se identificam como homens. Esse grupo não estava incluído na portaria que regia o processo de mudança de sexo pelo SUS até então. A inclusão se deve a uma ação da Justiça Federal do Rio Grande do Sul.

    A Portaria 2.803 de 19 de novembro de 2013, publicada nesta quinta-feira (21) no Diário Oficial da União, estabelece que os transexuais masculinos tenham as cirurgias de retirada das mamas, do útero e dos ovários cobertas pelo sistema público. Eles também passam a ter direito à terapia hormonal para adequação à aparência masculina.

    Já as transexuais femininas aquelas que nascem com corpo masculino, mas se identificam como mulheres também terão um tratamento adicional coberto pelo SUS: a cirurgia de implante de silicone nas mamas. Desde 2008, elas também têm direito a terapia hormonal, cirurgia de redesignação sexual com amputação do pênis e construção de neovagina e cirurgia para redução do pomo de adão e adequação das cordas vocais para feminilização da voz.

    Para o cirurgião Walter Koff, professor de Urologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e coordenador do Programa de Transexualidade do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, a nova portaria representa um avanço. Temos 32 pacientes na fila esperando essa portaria para poder retirar mamas, ovários e útero. Isso vai ser muito importante.

    O Hospital de Clínicas de Porto Alegre é um dos quatro centros brasileiros capacitados para realizar esse tipo de tratamento. A instituição já fez 168 cirurgias de redesignação do sexo masculino para feminino.

    A partir de agora, também terão direito a atendimento especializado pelo SUS os travestis, grupo que não tem necessariamente interesse em realizar a cirurgia de transgenitalização. A portaria define que o tratamento não será focado apenas nas cirurgias, mas em um atendimento global com equipes multidisciplinares.

    Para Koff, uma crítica à portaria é o fato de ela não incluir a cirurgia de redesignação de sexo do feminino para o masculino: a construção do pênis, também chamada de faloplastia. Segundo o Ministério da Saúde, o procedimento não pode ser plenamente incluído, pois ainda é considerado experimental no país, de acordo com uma resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM).

    Não consideramos essa técnica como experimental, ela é feita no mundo inteiro. É uma técnica muito similar à utilizada em homens que perdem o pênis por acidente ou doença, contesta Koff.

    Polêmica da idade mínima

    As novas regras estabelecem a idade mínima de 18 anos para início da terapia com hormônios e de 21 anos para a realização dos procedimentos cirúrgicos. Essas são as mesmas idades estabelecidas pela Portaria 457, de 19 de agosto de 2008, regra que regia o processo de mudança de sexo até então.

    Em 31 de julho deste ano, o Ministério da Saúde chegou a publicar uma portaria para definir o processo transexualizador pelo SUS - suspensa no mesmo dia de sua publicação - que estabelecia a redução da idade mínima para hormonioterapia para 16 anos e dos procedimentos cirúrgicos para 18 anos, o que foi revisto nas novas regras.

    Segundo o Ministério da Saúde, essa revisão foi decidida para adequar as normas à resolução 1955, de setembro de 2010, do CFM.

    Para Koff, o ideal para o paciente é passar pelo tratamento o quanto antes. Vamos reivindicar que se abaixe a idade mínima para a cirurgia e para o tratamento com hormônios. Quanto antes, melhor. Como esse processo começa na infância, quando eles têm 16 anos, já estão no fim da puberdade e têm condições de tomar a decisão. Segundo ele, o tratamento precoce pode evitar sofrimentos no âmbito social e afetivo.

    Fonte: G1

    • Publicações4185
    • Seguidores67
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6085
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nova-regra-para-mudanca-de-sexo-no-sus-contempla-transexual-masculino/112179037

    Informações relacionadas

    Schumacker Andrade, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    "Barriga de aluguel": Veja o que diz a legislação e entenda como funciona!

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 16 anos

    Cirurgia de mudança de sexo pode ser feita pelo SUS a partir de hoje

    Tribunal de Justiça de Goiás
    Jurisprudênciahá 5 anos

    Tribunal de Justiça de Goiás TJ-GO - Mandado de Segurança: XXXXX-93.2018.8.09.0000

    Questões Inteligentes Oab, Agente Publicitário
    Artigoshá 8 anos

    Princípio da reserva do possível

    4 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Para ter acesso ao tratamento de resignação de sexo como faço aqui na minha cidade? E como sei o andamento da fila para atendimento? continuar lendo

    Oi,eu já tentei fazer pela minha cidade e horrível. Até hj já faz 2 anos que estou na fila na vdd 2021 faz 3 anos na fila. continuar lendo

    Oii boa tarde,moro em blumenau a 10 anos ms sou natural de uruguaiana (RS) gostaria muito de poder fazer. Retirada dos seios e passar a tomar hormonio masculino pois me considero transsexual eu nao gosto do meu corpo na forma feminina nao consigo me aceitar desde dos meus 14 anos me sinto como homem mas num corpo feminino hoje tenho 38 anos de idade e sou juntado com uma mulher ja a 21 anos juntos mas ainda vivo criticando o meu corpo nao gosto...gostaria de saber como tomar os primeiros procedimentos para a retirda dos seios eles me incomodam muito mesmo eu consigo pelo um posto de saúde fazer esse procedimento de autorizacao. Aguardo seu retorno desde ja obrigado. continuar lendo

    Eu queria saber se mesmo sem fazer o tratamento posso colocar silicone? continuar lendo