Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
15 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Nova reunião em Santa Maria trata da situação das famílias que vivem às margens da malha férrea

    Santa Maria (RS) – A defensora pública dirigente do Núcleo de Defesa Agrária e Moradia da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Nudeam/DPERS), Isabel Rodrigues Wexel, participou, no último dia 14, de reunião no município de Santa Maria, para tratar da situação das centenas de famílias que residem às margens da linha férrea. O encontro aconteceu no Ministério Público Federal (MPF) do município e foi promovido pela procuradora da República Bruna Pfaffenzeller. Convidada pela própria comunidade e pelo prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, a defensora pública reforçou a importância da atuação da DPE/RS nos assuntos que envolvam a reintegração de posse no entorno da malha férrea gaúcha.

    Na reunião, foi esclarecido que a faixa de domínio é variável e não necessariamente de 15 metros, como a empresa Rumo S/A vinha informando aos moradores. Com isso, ficou estabelecido um prazo de 180 dias para que a operadora ferroviária dê um panorama claro do que realmente está dentro da faixa de domínio e onde há risco. “Só assim as pessoas sairão. E, ainda assim, só sairão aquelas que se enquadrarem em situação de extremo risco. O que queremos, de verdade, é que a empresa invista em ferrovias melhores e mais seguras ou que as retire de dentro das cidades”, explica Isabel. Para as prefeituras, ficou acertada a responsabilidade de realizarem um levantamento das famílias que vivem nestes espaços.

    De acordo com a defensora pública, as comunidades de alguns dos municípios gaúchos na qual a malha férrea passa têm se tornado cada vez mais atuantes e cientes de seus direitos. Da mesma forma, o trabalho da Defensoria Pública vem sendo reconhecido por estes cidadãos. “Eu fiquei muito lisonjeada com o pedido dos moradores para participar da reunião em Santa Maria e entendo que esse é o meu trabalho: empoderar a comunidade”, comemora.

    Além de representantes dos moradores de Santa Maria, também participaram do encontro representantes de moradores das cidades de Santiago, Dilermando de Aguiar, Jaguari e Unistalda, bem como da empresa Rumo S/A, do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da Advocacia-Geral da União (AGU).

    Texto: Camila Schäfer/Ascom DPERS *com informações da Prefeitura de Santa Maria
    Defensoria Pública do RS
    Assessoria de Comunicação Social
    imprensa@defensoria.rs.def.br
    www.defensoria.rs.def.br
    Twitter: @_defensoriaRS
    Facebook.com/defensoriars

    • Publicações3047
    • Seguidores36
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações56
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nova-reuniao-em-santa-maria-trata-da-situacao-das-familias-que-vivem-as-margens-da-malha-ferrea/678240106

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)