Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Novas elites globais mudam a cara da Europa

    Publicado por Folha Online
    há 11 anos

    CONAL URQUHART

    DO "OBSERVER"

    As praias, os resorts e as atrações turísticas diversas da Europa estão passando por uma revolução na surdina --uma transformação comparável ao boom das férias no exterior desencadeado na década de 1960 pela chegada dos pacotes turísticos baratos. Os russos não estão mais chegando --eles já chegaram. E os chineses estão a caminho, em número ainda maior.

    Com suas praças bonitinhas e igrejas antigas, Montecatini é uma cidade típica da Toscana. Mas é uma cidade cujo prefeito propôs que todas as placas de ruas sejam escritas no alfabeto cirílico russo, refletindo a invasão sem precedentes de turistas vindos do leste.

    A situação se repete no resto do continente. Russos, asiáticos e árabes estão reescrevendo as regras do turismo europeu, com novos magnatas e beneficiários de classe média das economias mundiais em crescimento comprando imóveis e ocupam espaço nas praias antes reservadas aos europeus do norte.

    O número de turistas da Europa ocidental e dos EUA que viajam para outros países se manteve mais ou menos estável nas últimas décadas, mas o volume de turismo em sentido inverso é espantoso. Tome-se o caso da China, onde o boom de viajantes acompanha o crescimento econômico vertiginoso do país. Os 5 milhões de chineses que viajaram para o exterior em 1996 converteram-se em 60 milhões em 2010. Nesse mesmo período, os 12 milhões de visitantes vindos de Moscou, São Petersburgo e do resto da Rússia aumentaram para quase 40 milhões.

    Enquanto os países da zona do euro e o Reino Unido se perguntam de onde pode vir um crescimento econômico sustentado, na esteira deprimente da crise dos bancos, os governos dos países do sul da Europa, com suas economias enfraquecidas, estão fazendo todo o possível para atrair visitantes de fora da União Europeia que tenham dinheiro de sobra. Para energizar seus mercados imobiliários, países como Portugal, Chipre e Espanha chegam a oferecer vistos de residência a estrangeiros que comprem imóveis no país.

    Joanna Leverett, da corretora imobiliária Savills, disse que há várias tendências visíveis. "Os russos continuam a comprar no sul da França, Toscana e Turquia. Compradores dos Emirados Árabes Unidos, Kuait e Qatar começaram a adquirir imóveis na Turquia, além do sul da França. Marbella, na Andaluzia, ainda é um destino muito procurado. Eles tendem a comprar chalés em resorts com serviços de hotelaria. Os americanos continuam a comprar na Itália e França. Chineses vêm abocanhando apartamentos novos em Paris e Londres, mas nesses casos a finalidade é educacional e de obtenção de visto, e não tanto turístico."

    No contexto da crise na zona do euro, parecem ter começado algumas liquidações de imóveis. No início de março o emir de Qatar comprou seis ilhas gregas por £7 milhões, dando continuidade a uma tendência lançada pelo rei Fahd, da Arábia Saudita, em 1974, quando se rendeu aos encantos de Marbella. O rei passava até dois meses na Costa del Sol todos os anos, no verão; boa parte da corte saudita e muitos outros príncipes do Oriente Médio se juntavam a ele. Ao que consta, cada visita real injetava £60 milhões na economia local.

    Marbella ainda atrai muitos visitantes do Oriente Médio. A família real saudita é proprietária do complexo de Nahda, de 200 acres, que inclu...

    Ver notícia na íntegra em Folha Online

    • Publicações59868
    • Seguidores38
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações30
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/novas-elites-globais-mudam-a-cara-da-europa/100404105

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)