Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    NOVAS MODALIDADES DE GARANTIA EM LOCAÇÕES GANHAM ESPAÇO EM SP

    Publicado por LegisCenter
    há 14 anos
    Mais três novas modalidades de garantia em locações começaram a ganhar espaço nos contratos realizados em setembro na cidade de São Paulo, segundo revelou pesquisa do Creci-SP (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo) divulgada na quarta-feira (3).

    A locação sem garantia, o aluguel com caução de imóveis e o por cessão fiduciária apareceram, cada um, em 0,32% dos contratos efetivados nas 531 imobiliárias pesquisadas.

    Estas novas modalidades se somam às já tradicionais formas de se garantir o pagamento do aluguel em caso de inadimplência do inquilino, como o fiador, o seguro-fiança e o depósito do valor equivalente a três meses do aluguel.

    Modalidades De acordo com o Creci-SP, no contrato de locação sem garantia, não há necessidade de o proprietário requerer algum tipo de proteção, em eventual inadimplência do inquilino.

    Com a alteração feita pela Lei 12.112/09, a Justiça pode conceder liminar nas ações de despejo por falta de pagamento, agilizando o processo.

    Já a locação com caução de imóvel, também prevista na lei, pode ser feita por imóvel do próprio inquilino ou qualquer outra pessoa. O contrato de locação deve ser averbado na matrícula do imóvel, no cartório original onde foi feito o registro, conforme explica o Creci-SP.

    Por fim, na locação por cessão fiduciária, as garantias oferecidas ao proprietário pelo inquilino são letras de câmbio, títulos da dívida pública e ações de empresas de capital aberto compradas pelo locatário. Tal opção já existe desde 2005.

    "Quanto mais opções e facilidades houver para se alugar um imóvel, de forma segura e rápida, melhor para todos. O Brasil avançou e amadurece o suficiente para se libertar de velhas e constrangedoras formas de garantia, como o fiador, que ainda reina quase absoluto no mercado", afirma o presidente do Creci-SP, José Augusto Viana Neto.

    Tradicionais Conforme os resultados apurados pela pesquisa Creci-SP, o fiador foi a forma de garantia usada em 46,11% dos contratos formalizados em setembro nas imobiliárias pesquisadas.

    O seguro de fiança ficou com 25 ,7% e o depósito (caução) de três meses do aluguel, com 27,21%.

    • Publicações9017
    • Seguidores389766
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações75
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/novas-modalidades-de-garantia-em-locacoes-ganham-espaco-em-sp/2455104

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)