Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Novas regras de pagamento de diárias

    Adequando-se à Resolução 73, do CNJ, divulgada no final de abril, o TJ-BA fixou novas regras para concessão e pagamento de diárias.

    Os novos procedimentos foram publicados no dia 24/09, no Diário da Justiça Eletrônico (DJE), através do Decreto Judiciário nº 242 , e devem ser seguidos por todos os solicitantes do benefício.

    As diárias no Poder Judiciário são concedidas àqueles que, no interesse do serviço público, precisem deslocar-se da comarca onde têm exercício para outro local do território nacional ou do exterior.

    Como fixado no dispositivo legal, a concessão e o pagamento de diárias pressupõem a compatibilidade dos motivos do deslocamento com o interesse público, a correlação entre o motivo do deslocamento e as atribuições do beneficiado, a publicação do ato concessório no DJE e a comprovação de deslocamento e da atividade desempenhada.

    Pelas novas regras, a solicitação de diárias deve ser encaminhada com, pelo menos, 10 dias de antecedência à unidade de controle ao qual o magistrado ou servidor está vinculado, como fixado no artigo 4º do Decreto, sendo que o formulário deve ser enviado em via original. O decreto também fixou limites para a concessão de diárias.

    Todas as diárias recebidas devem ser comprovadas no prazo de até 15 dias após o retorno à sede, mediante envio do formulário e dos documentos comprobatórios estabelecidos no artigo 13.

    O Diretor Administrativo do TJ-BA, Maurício Dantas, recomenda uma leitura atenta ao decreto supramencionado e a observância cuidadosa das orientações contidas no site do TJ, para evitar possíveis problemas no pagamento e prestação de contas. A concessão e o efetivo pagamento das diárias ocorrerão de forma ágil e transparente, desde quando as solicitações atendam rigorosamente o quanto disposto no normativo afirma Dantas.

    Mais informações sobre as novas regras, como o Decreto nº 242 na íntegra, o formulário padrão e exemplos de preenchimento também podem ser obtidas no link "Concessão de Diárias" , no menu vertical direito na homepage do TJ-BA.

    Formulário Único

    Outra novidade foi a criação de um único formulário padrão , mais objetivo e de fácil preenchimento, através do qual o usuário identificará as opções de solicitação de diárias, solicitação com excepcionalidade de pagamento ou comprovação de diária.

    O formulário deve conter as assinaturas do beneficiário solicitante e do titular da unidade onde trabalha, incluindo o carimbo com os dados de identificação (nome, cargo e nº de cadastro).

    Excepcionalmente, o decreto prevê, no artigo 10, o pagamento de diárias pós viagem, em casos como o deslocamento de magistrado ou servidor para outra comarca em atividade de substituição, cuja designação não ocorrer em tempo hábil, ou ainda de oficial de justiça em cumprimento de diligências e decisões judiciais de execução imediata, ou urgente, fora da sede da comarca onde trabalha.

    Nestes e nos demais casos previstos neste artigo, o solicitante deve marcar, no formulário padrão, a opção Solicitação de Diárias com Excepcionalidade, e seguir os demais procedimentos fixados pela Presidência do Tribunal, como por exemplo, a utilização do campo "CERTIDAO".

    • Publicações7019
    • Seguidores364
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações127
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/novas-regras-de-pagamento-de-diarias/3192508

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)