Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Nove sindicatos já estão em greve. Confira quadro nacional

    BRASÍLIA 18/10/11 Nesta terça-feira [18], o número dos sindicatos em greve subiu para nove, contando com a adesão dos servidores de Pernambuco e da Justiça do Trabalho da 15ª Região. Com isso, estão em greve, além da JT-15, os servidores da Bahia, Mato Grosso, São Paulo, Amazonas, Maranhão e Paraíba. Nesta semana, ainda engrossarão o movimento Rio de Janeiro, Piauí e Mato Grosso do Sul. E a partir do dia 25, cruzarão os braços os servidores de Alagoas.

    Com esse quadro, na próxima semana já serão 13 sindicatos em greve, mas na avaliação da Fenajufe esse número deve se ampliar, atingindo todo o país. A Fenajufe orienta aos sindicatos que ainda não conseguiram aprovar nas suas assembleias o início da greve, que intensifiquem a mobilização nos locais de trabalho a fim de conscientizar a categoria da necessidade da luta para aprovar os PCSs.

    Greve por tempo indeterminado

    Sindjufe-BA: Em greve por tempo indeterminado desde o dia 1º de junho, os servidores baianos continuam a greve em defesa do PCS, até que seja apresentado um acordo garantindo a revisão salarial da categoria. A próxima assembleia geral será na quinta-feira [20], às 13h, no TRE. Nesta segunda-feira [17], foram realizadas assembleias setoriais na Justiça Federal, às 13h e TRE, às 15h.

    Sindijufe-MT: Em Mato Grosso, os servidores, que já estão em greve por tempo indeterminado desde o dia 7 de junho, continuam a paralisação pela aprovação do PCS. Nesta terça-feira [18], assembleia geral foi frente ao TRT e nesta quarta [19] os servidores se concentrarão, para assembleia e ato público, às 15h30, no TRE.

    Sintrajud-SP: Os servidores da Justiça Federal e do TRF entraram em greve por tempo indeterminado no último dia 27 de setembro. No dia 5, foi a vez dos servidores da Justiça do Trabalho da Barra Funda aderirem ao movimento. Nesta terça-feira [18] foi realizado ato unificado na Baixada Santista, em frente JF Santos. Na quarta, os servidores se reunirão em assembleia estadual, às 14h, no saguão da Barra Funda. Na capital a greve segue forte no TRF-3ª, Pedro Lessa, Execuções Fiscais, Criminal, Previdenciário, Juizado Especial Federal, Administrativo e JT/Barra Funda. No Interior, na Justiça Federal: Araraquara, Americana, Lins, Araçatuba, Guaratinguetá, Guarulhos, Marília, Piracicaba, Santos, São Carlos, São José dos Campos, Taubaté, Tupã, Ribeirão Preto, Sorocaba, Avaré, São José do Rio Preto e Campinas [2h paralisação]. Justiça Trabalhista: Itapecerica da Serra, Mauá, Ribeirão Pires, Guarulhos, Suzano, Osasco, Santos, Praia Grande, São Vicente, São Bernardo do Campo, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Suzano e Mogi das Cruzes.

    Sitra-AM/RR: Os servidores da Justiça do Trabalho no Amazonas entraram em greve por tempo indeterminado no dia 4 de outubro.

    Sintrajufe-MA: Em greve por tempo indeterminado desde o dia 10 de outubro. Nesta terça-feira [18], haverá 'arrastão' dos grevistas no TRE. Nesta segunda-feira [17], a greve contou com a adesão dos servidores de Caxias. Nesta terça [18], aconteceu arrastão na sede da Justiça do Trabalho e às 13h houve concentração na sede da Justiça Eleitoral e arrastão às 15h. Na quarta-feira [19], os servidores da Justiça Federal, boa parte já na greve, promoverão um 'apagão', paralisando por completo as tarefas. No mesmo dia, cidades como Bacabal, Caxias, Timon, Chapadinha, Imperatriz, e suas respectivas regiões receberão servidores da capital. Na sexta-feira [21], haverá em São Luís passeata unificada da categoria, saindo às 8h30 da sede da JF, parando em vários órgãos concentrados no bairro da Areinha. O encerramento será no TRE.

    Sindjuf-PB: Os servidores do Judiciário Federal da Paraíba iniciaram a greve, pela aprovação do PCS, no dia 13. Representantes do sindicato estão em viagem pelo interior para avaliar o movimento em todo o Estado. Nesta quarta [19], às 14h, será realizado ato público na JF. Na ocasião, serão enviados ônibus com servidores do TRT e do TRE-PB, da Capital e de Campina Grande, também em greve por tempo indeterminado.

    Sintrajufe-RS: Os servidores gaúchos iniciaram nesta segunda-feira [17] a greve por tempo indeterminado. No primeiro dia, os grevistas lotaram o auditório da Assembleia Legislativa para acompanhar o seminário da Comissão Mista de Orçamento. Nesta terça-feira [18] foram promovidas mobilizações nos setores em Porto Alegre e no interior, para convencer todos os servidores a aderir o movimento. Nesta quarta [19], o sindicato realiza um grande ato público, em frente ao TRT, às 15h.

    Sindiquinze-SP: Os servidores da JT da 15ª Região iniciaram a greve por tempo indeterminado nesta terça-feira [18]. A greve no Fórum Trabalhista de Ribeirão Preto foi iniciada com um ato que contou com a presença dos grevistas da Justiça Federal da cidade, que levaram apoio aos colegas do TRT-15 na luta pela aprovação do PL 6613/09 e contra o corte das FCs. Cerca de 70% dos servidores do Fórum Trabalhista de Araçatuba aderiram ao movimento grevista. A greve já suspendeu as audiências nas 2ª e 3ª VTs da cidade. Lá, os servidores da JF também se integraram ao movimento dos colegas da JT-15. Os servidores de Campinas, Presidente Prudente, Presidente Venceslau e Sorocaba também paralisaram as atividades.

    Sintrajuf-PE: Em Pernambuco, a greve por tempo indeterminado teve início nesta terça-feira [18]. A concentração no TRT foi na parte da manhã, às 8h. No TER, os servidores se reuniram a partir das 13h. Na sexta-feira [21], haverá assembleia geral, na Sudene, às 10h, para avaliação do movimento.

    Sindicatos que já decidiram a data do início da greve

    Sisejufe-RJ: No Rio de Janeiro, a categoria decidiu paralisar os trabalhos a partir do dia 19 de outubro. O sindicato tem feito trabalho de mobilização com o objetivo de organizar a greve.

    Sintrajufe-PI: No dia 20 de outubro será a vez dos servidores do Piauí iniciar a greve por tempo indeterminado. A concentração será no Fórum Trabalhista, perto do Corpo de Bombeiros, a partir das 7h. Nesta terça-feira [18], o sindicato realizou paralisação, com concentração na sede do TRE, onde promoveu uma assembleia geral com a categoria.

    Sindjufe-MS: Os servidores do Judiciário Federal e do MPU em Mato Grosso do Sul vão deflagrar a greve por tempo indeterminado no dia 20 de outubro, quinta-feira. A decisão aconteceu na sexta-feira [14], em assembleia realizada durante ato público em frente às Varas do Trabalho, em Campo Grande. A manifestação marcou a paralisação de 24 horas da categoria, aprovada em assembleia na última semana.

    Sindjus-AL: Em assembleia realizada nesta terça-feira [18], os servidores de Alagoas reafirmaram a entrada na greve por tempo indeterminado a partir do dia 25 de outubro. O Sindjus-AL realizará manifestações em frente aos tribunais. A concentração será em frente ao TRT a partir das 8 horas. E para o dia 26, o sindicato planeja montar uma estrutura em frente ao TRT para os servidores acompanharem a sessão da Comissão de Finanças e Tributação [CFT] da Câmara Federal.

    Paralisações de 24 horas e parciais

    Sitraemg-MG: Os servidores mineiros farão paralisação de 24 horas, com ato público nesta quarta-feira [19], em frente ao prédio da Justiça Federal, às 13h. A concentração se dará a partir das 12h30. A paralisação deve ocorrer durante todo o período de expediente.

    Sinpojufes-ES: Os servidores do Espírito Santo estão fazendo paralisações diárias a partir desta terça-feira [18], das 12 às 14 horas. Nesta segunda-feira [17], o sindicato participou de seminário da Comissão Mista de Orçamento [CMO], na Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

    Assembleias para discutir a entrada na greve

    Sintrajufe-CE: Nesta terça-feira [18], o sindicato realizou assembleias em vários locais de trabalho para definir a adesão ao movimento. Os encontros foram na 21ª Vara Federal [Unifor], no Anexo da Aldeota e nas Subseções Judiciárias de Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral. Até o momento, o sindicato não informou o resultado das assembleias.

    Sindjuf/PA-AP: Os servidores da 6ª Vara Federal de Belém promovem a partir desta terça-feira [18] manifestações em defesa do PCS, com uma programação que se iniciará às 9h da manhã. Todos os demais setores da Seção Judiciária serão convidados a participar da reunião.

    Sinsjustra-RO/AC: Na quinta-feira [19], os servidores da Justiça do Trabalho de Rondônia e Acre participarão de assembleia geral. A assembleia, que será às 15h, no hall de entrada do TRT-14, em Porto Velho, vai debater a participação da categoria na greve nacional, em defesa do PCS.

    Fonte: Site da Fenajufe, com informações dos sindicatos filiados

    • Publicações463
    • Seguidores1
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações22
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nove-sindicatos-ja-estao-em-greve-confira-quadro-nacional/2887960

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)