Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Julho de 2024
    Adicione tópicos

    Novo Estatuto autoriza compra de armas de fogo para maiores de 21 anos

    Relatório está previsto para ser votado no dia 20 de outubro

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 9 anos

    A Comissão Especial que analisa mudanças no Estatuto do Desarmamento (PL 3722/12 e apensados) poderá votar no próximo dia 20, às 14 horas, o substitutivo do relator da matéria, deputado Laudivio Carvalho (PMDB-MG).

    Renomeado como Estatuto de Controle de Armas de Fogo, a proposta reduz de 25 para 21 anos a idade mínima para a compra de armas no País; estende o porte para outras autoridades, como deputados e senadores; e assegura a todos os cidadãos que cumprirem os requisitos mínimos exigidos em lei o direito de possuir e portar armas de fogo para legítima defesa ou proteção do próprio patrimônio.

    O relator argumenta que a proposta atende à vontade da maioria dos brasileiros, que, segundo ele, teve os direitos sequestrados com a edição do Estatuto do Desarmamento, em 2003. Para ele, os crimes no País se tornaram mais intensos e cruéis diante de uma sociedade desarmada e refém dos delinquentes.

    “Não pode o Estado se sobrepor à vontade do cidadão, individual e coletivamente, tornando-se o grande tutor. Na verdade, um tirano”, diz Carvalho no parecer. “É como se sucessivos governos, incapazes de prover a segurança pessoal e patrimonial dos homens de bem, tivessem feito um pacto com a criminalidade para tirar dos cidadãos o último recurso para sua defesa pessoal e patrimonial, a arma de fogo”, completa Carvalho.

    Por sugestão de diversos integrantes da comissão especial, o substitutivo proposto por Carvalho, que já está na sétima versão, não será mais alterado, cabendo apenas mudanças de redação e a apresentação de destaques para a votação em separado.

    Compra de arma de fogo
    Para adquirir uma arma de fogo de uso permitido – não restrito – pelo novo estatuto o interessado deverá ser maior de 21 anos; apresentar a documentação necessária (Identidade, CPF ou CNPJ, comprovantes de residência e de emprego); e atestar com documentos e laudos emitidos por profissionais ou instituições credenciadas ter capacidade técnica e psicológica para o manejo e uso da arma a ser adquirida.

    Atualmente, o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03) já prevê essas exigências, mas proíbe a venda de arma de fogo ao cidadão comum com menos de 25 anos. As mesmas exigências valem para aquisição de partes, componentes e acessórios de armas de fogo, bem como de munições, estojos, espoletas, pólvora e projéteis. O texto define ainda o limite máximo de seis armas por pessoa.

    Outra modificação sugerida pelo relator retira da lei vigente o impedimento para que pessoas que respondam a inquérito policial ou a processo criminal possam adquirir e portar armas. “Manter esse dispositivo seria condenar previamente alguém sobre o qual o Poder Judiciário ainda não se pronunciou”, justifica o relator.

    O substitutivo também permite a compra e o porte para condenados em processo criminal por infração penal culposa. “Não há razão para negar o direito à legítima defesa a quem, por qualquer motivo, sem culpa, tenha cometido, por exemplo, um grave acidente de trânsito”, observou.

    Licença permanente
    Em substituição ao Certificado de Registro de Arma de Fogo, o texto cria o Certificado de Registro e Licenciamento de Arma de Fogo, reforçando o caráter de licença permanente. “É um título de propriedade e, por essa razão, não faz sentido sua periódica renovação. Por isso, no substitutivo, atribui-se a ele validade permanente em todo o território nacional”, disse Laudivio Carvalho em seu relatório.

    Outra modificação do relator assegura que a licença para a aquisição de armas de fogo e de munição de uso permitido será sempre concedida ao interessado que atender aos requisitos estabelecidos. Atualmente, o Estatuto do Desarmamento prevê que o interessado deverá declarar a efetiva necessidade da arma, o que permite, segundo o relator, que a licença venha a ser negada ou recusada pelo órgão expedidor.

    Gratuidade de taxas
    O parecer do relator prevê a gratuidade de taxas necessárias à aquisição da primeira arma e à emissão de certificados necessários ao seu porte para proprietários e trabalhadores residentes na área rural e para os que se declararem pobres.

    • Publicações97724
    • Seguidores268335
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações5525
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/novo-estatuto-autoriza-compra-de-armas-de-fogo-para-maiores-de-21-anos/248834288

    Informações relacionadas

    Rubens Corbelino Junior, Advogado
    Modeloshá 6 anos

    Modelo de efetiva necessidade da posse de arma. Decreto Lei nº. 9.685 de 15 de janeiro de 2019

    Diego Henrique, Advogado
    Artigoshá 7 meses

    Como ter uma arma LEGAL em 2024

    Fátima Miranda, Estudante de Direito
    Artigoshá 9 anos

    Passo a passo para o cidadão “comum” que deseja adquirir uma arma de fogo para defesa pessoal

    Danyllo Silva, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    Defesa à procedimento administrativo de cassação de registro de arma de fogo (Polícia Federal).

    Senado
    Notíciashá 9 anos

    CCJ aprova porte de arma por agentes de trânsito

    2 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    [ projeto para retirar várias armas de fogo da rua ] .

    obs: a exclusividade das armas de fogo e munições não poder ficar só com o (sigma e sinarm) . o poder judiciário brasileiro / tem que monitorar / regular / ficalizar / todos os tipos de armamentos em todo o território nacional do brasil . obs: temos que corrigir esse erro . e abrir todos os sistemas nacional de armamentos do país em um [ sistema único de fiscalizações integrado ] entre o [ sigma – sistema de gerenciamento militar de armas / sinarm – sistema nacional de armas / justiça federal / poder judiciário / ministério público federal ] . obs: a justiça judiciária tem que saber todos os tipos de armamentos em todo o território nacional do brasil .

    obs: temos que ligar a rede de computadores do sistema nacional de armamentos do (sigma e sinarm) . no sistema de computadores do poder judiciário brasileiro . só assim a justiça vai saber os tipos de armas de fogo / munições / explosivos / armamentos nucleares / total de armamentos e suas especificações , tipos , modelo , calibres . etc… (em tempo real) . tem em todo o território nacional do brasil . obs: temos que corrigir esse erro e interligar o sistema nacional de armamento do brasil / no sistema nacional de justiça do poder judiciário brasileiro . obs: isso vai ajudar em muito a justiça nos processos criminais do brasil .

    obs: nos processos criminais da lei nº 11.340 / 06 . maria da penha / quando o agressor usa de violência contra a sua esposa e ameaça de morte . quando o processo criminal chega ao juiz , ele pode consultar o sistema nacional de armas de fogo . para saber se o agressor tem arma de fogo . caso tenha arma de fogo / o juiz pede a policia para fazer a apreensão .

    obs: todos os cidadãos que responde processos criminais , o juiz antes de começar a audiência pode fazer uma pesquisa no sistema nacional de armas de fogo . para saber se o cidadão possui armas de fogo . caso tenha arma de fogo / o juiz pede a policia para fazer a apreensão .

    obs: a constituição federal atribuiu à união / a competência de autorizar e fiscalizar os armamentos produzidos e comercializados no brasil . obs: [ essa competência tem que ser estendida ao ministério público federal / justiça federal / poder judiciário do brasil . obs: a justiça judiciária tem que saber todos os tipos de armamentos em todo o território nacional do brasil ] .

    obs: a força da arma de fogo tem que ser distribuída entre os poderes da república federativa do brasil / ministério público federal / justiça federal / poder judiciário do brasil . obs: a justiça judiciária tem que saber todos os tipos de armamentos em todo o território nacional do brasil ] .

    obs: minhas propostas de sugestão e consegui chamar a atenção das autoridades sobre o fato de renovação do sistema nacional de armamentos / temos que incluir novas ideias . pois num futuro próximo essas sugestões pode ajudar a construir um mundo melhor para todos / fiquem com deus e muito obrigado . obs: minhas propostas de sugestões nunca foi de difamar nenhuma instituição federal e militar / pois respeito muito ás leis e a justiça do meu país . obs: [ o futuro de um país democrático só se constrói pelas mãos de seus cidadãos livres e conscientes de grandes ideias de sugestões ] . continuar lendo

    [ assunto armamento / projeto para tirar várias armas de fogo da rua ] .
    [ sugere que os hospitais comuniquem os (óbitos à polícia) , a fim de que eles chequem se aqueles que morreram possuiam armas de fogo ] . (pois os herdeiros) , ainda não é o novo proprietário da arma de fogo . obs: parte mais importante do texto . [ e por esse motivo que quando o proprietário da arma de fogo registrada morrer ou qualquer cidadão brasileiro . o hospital tem que comunicar todos os [ óbitos a policia ] , para checar se o mesmo possui armas de fogo no [ sinarm e sigma ] . para que seja apreendida pela policia , só assim essa arma de fogo não vai para mão errada . obs: serão centenas de armas de fogo recolhidas por dia ] . obs: essa parte do projeto . e a mais importante / porque vai retirar várias armas de fogo da rua é a policia vai ter um controle de todos os armamentos . pois os herdeiros vão ter que comparecer ao (sigma e sinarm) , para fazer a documentação de novo proprietário da arma de fogo . obs: com todo o respeito ao ouvidor . isso não e caso de (legislação) , é sim de controle de armamento . obs: o proprietário da arma de fogo registrada (faleceu) . a policia tem que recolher a arma de fogo . (pois os herdeiros) , ainda não é o novo proprietário da arma de fogo . obs: (não pode ficar com a custódia do armamento na sua responsábilidade / enquanto não fizer todos os procedimentos de documentações) .
    exemplo : sou proprietário de arma de fogo (faleci / morreu) . como o (sigma e sinarm) , vão ficar sabendo do meu falecimento para recolher a arma de fogo é acionar os herdeiros . obs: caso o administrador da herança / curador / herdeiro , não comunicar a morte do proprietário da arma de fogo . ele pode vender essa arma de fogo / jogando toda a responsabilidade no falecido . obs : neste caso há uma grande brecha para essa arma de fogo ser clandestina .—————-obs: o grande problema no brasil são essas armas de fogo que [ não são recolhidas ] . isso aumenta muito o números de armas no brasil / que passa a ser clandestina / pois seu proprietário veio a óbito / morte . e essa arma foi para na mão errada . porque sua família não tem a obrigação de entregar essa arma a uma autoridade policial . pois seu familiar comprou essa arma . no caso de falecimento sua família acha que pode vender essa arma . [ esse e o grande problema ] . obs: [ vende – se armas no brasil , mais não tenho a obrigação em recolher essa arma / isso só aumenta a violência ] .————————-obs: várias armas de fogo não são entregues pela família do proprietário falecido / várias pessoas perde a vida pelo grande número de armas leves [ pistolas e revolveres ] , que estão espalhado pelo brasil / por falta de recolhimento .
    1= segundo a (legislação) , não tem idade especifica para adquirir ou comprar uma arma de fogo / com 80 , 90 , 100 anos ou mais posso ter uma arma de fogo / só no brasil mesmo que acontece esses absurdos . —————- 2= gostaria de saber do (sigma e sinarm) quantas pessoas nestas idades [ 70,71,72,73,74,75,76,77,78,79 ] , [ 80,81,82,83,84,85,86,87,88,89 ] , [ 90,91,92,93,94,95,96,97,98,99 ] , [ 100,101,102,103,104,105,106,107,108,109,110 ] , comprou armas de fogo registradas e consta no registro nacional de armamentos . ———————– 3= qual a idade do cidadão mais antigo no registro nacional de armas de fogo . ——————- 4= se a pessoa diz que tem uma arma , é preciso que apresente se a arma existe mesmo e onde ela está . ——————– 5= obs: e só fazer o cruzamento da documentação , junto ao cartório de registro de óbito . pegar os proprietários de armas de fogo registrada com (90 / anos de idade) . que já está inserido no sistema nacional de armas de fogo do (sigma e sinarm) , é fazer o cruzamento junto ao cartório de registro de óbito . vocês vão ver que a maioria já faleceu / morreu . devido a sua idade avançada / é o armamento não foi recolhido pela policia . continuar lendo