Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Novo pedido de execução de multa visa regularizar contratos de médicos do Hapvida

    O Ministério Público do Trabalho (MPT PA/AP) ajuizou nova ação de execução contra a Hapvida Assistência Médica de Belém, alvo de ação civil pública de autoria do MPT em 2008, por manter trabalhadores sem vínculo empregatício e induzir sua contratação na condição de sócios cooperados. Mesmo após decisão judicial e sucessivas execuções, a empresa continua na prática irregular.

    Em 2017, ações de fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho (SRT) do Pará nos estabelecimentos da empresa constataram diversas irregularidades trabalhistas, como o trabalho de médicos por meio de empresas registradas no seu próprio nome ou no nome de terceiros. O regime de trabalho camuflava assim a relação de emprego, burlando o pagamento de encargos trabalhistas e previdenciários, como o recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e das contribuições previdenciárias.

    Também foi constatado pela fiscalização que a empresa não efetuava o pagamento de seus funcionários até o quinto dia útil do mês subsequente ao vencido, deixando, ainda, de quitar diversas parcelas salariais devidas aos seus empregados, como adicionais de periculosidade e insalubridade, adicional noturno, horas extras, piso salarial da categoria profissional, feriados trabalhados e descanso semanal remunerado.

    No dia 21 de novembro, o MPT requereu à Justiça do Trabalho que determinasse à Hapvida o pagamento de R$ 380 mil após mais uma constatação de descumprimento da decisão judicial. O valor total da multa foi calculado por obrigação descumprida multiplicada pelo número de trabalhadores afetados e é reversível ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

    Nº do Processo: ACP nº 0032700-71.2008.5.08.0011







    Fonte: Ministério Público do Trabalho no Pará e Amapá

    Data da noticia: 07/12/2018

    • Publicações30288
    • Seguidores632634
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações135
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/novo-pedido-de-execucao-de-multa-visa-regularizar-contratos-de-medicos-do-hapvida/656407607

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)