Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Novo prefeito assume em Rio Branco do Sul

    Curitiba - O vice-prefeito de Rio Branco do Sul, Emerson Santo Stresser (PMDB), assumiu ontem a Prefeitura da cidade após a renúncia do até então prefeito Amauri Cezar Johnsson (PSC). Emerson ficará menos de três meses a frente da administração municipal uma vez que, no início de 2009, ele volta à vice-prefeitura cargo para o qual foi eleito em outubro, em chapa composta com Adel Ruts (PP).

    Amauri Johnsson renunciou após a 2 Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná ter determinado seu afastamento, no último dia 17 de outubro.

    O ex-prefeito foi acusado pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) de ter cometido o crime de formação de quadrilha e fraude em licitação, pela suposta contratação irregular e superfaturada de uma empresa para atuar no transporte escolar do município. De acordo com o MP, o ex-prefeito e outras quatro pessoas teriam onerado os cofres municipais em cerca de R$ 7,2 milhões, em valores não atualizados.

    Logo após sair derrotado das eleições, Amauri também foi acusado de ter abandonado a cidade, deixando precários os serviços públicos essenciais como o atendimento à saúde e interrompendo o serviço de abastecimento de água, que é feito por uma empresa pública municipal.

    O ex-prefeito rebateu as acusações e afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que renunciou porque considerou inviável terminar a sua administração e pretende, com isso, facilitar o processo de transição para a nova gestão. Ele diz que estava sendo sucessivamente boicotado por parte de seus adversários, a que atribui, inclusive, o corte do abastecimento de água e a ausência da coleta de lixo após o resultado do último pleito.

    Ainda segundo a assessoria, ele nega que tenha cometido fraudes em processos de licitação e afirma que as contratações dos serviços da prefeitura durante sua gestão foram feitas de acordo com a lei e optando sempre pelo menor preço, conforme teria ocorrido com o transporte escolar e a limpeza pública.

    De acordo com o advogado do ex-prefeito, Renato Andrade, mesmo com a renúncia ele pretende recorrer da sentença que levou ao afastamento de Amauri, porque a decisão estaria equivocada e a contratação da empresa sem licitação diria respeito a um contrato emergencial, previsto na legislação.

    • Publicações9539
    • Seguidores89
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações34
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/novo-prefeito-assume-em-rio-branco-do-sul/151457

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)