Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    NOVO TEMPO 2: Pimentel diz que extrato previdenciário traz benefícios ao trabalhador

    há 15 anos

    Da Redação (Brasília) - O ministro da Previdência Social, José Pimentel, afirmou hoje (5) que a cooperação entre o Banco do Brasil e a Previdência Social permitirá aos trabalhadores o acompanhamento permanente de sua vida laboral e evitará surpresas quando o segurado for se aposentar. "Nosso objetivo é atender bem e dar comodidade aos nossos segurados", afirmou o ministro durante a assinatura do termo de cooperação no início da tarde desta terça-feira.

    Para o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, que descobriu uma lacuna ao verificar seu extrato, o novo serviço é fantástico, pois permite a qualquer trabalhador ter acesso a seus dados cadastrais. O presidente do Banco do Brasil, Aldenir Bendine, afirmou que esta nova parceria com a Previdência é de extrema importância, pois amplia os serviços oferecidos aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), especialmente àqueles que residem em localidades sem Agências da Previdência Social (APS). "Esse serviço significa não só comodidade, mas também assegura cidadania", afirmou Bendine.

    O BB tem mais de 16 mil pontos de atendimento em 3,4 mil municípios brasileiros e, em 982 cidades, é a única instituição financeira. Essa estrutura garantirá que os correntistas, mesmo os de locais mais afastados, encontrem um ponto de atendimento do BB para retirar seu extrato previdenciário.

    O acesso rápido às informações do cadastro facilita a vida dos segurados, que poderão programar a aposentadoria ou corrigir eventuais lacunas do cadastro. Caso seja detectada alguma inconsistência cadastral, o extrato trará mensagem informando ao trabalhador da necessidade de ligar para a Central 135 e agendar atendimento no INSS para corrigir os dados. Os casos mais comuns de inconsistência são a inclusão de vínculos fora do prazo legal e CPF não encontrado na base de dados do CNIS.

    Inicialmente, o serviço estará disponível apenas para os correntistas do Banco do Brasil. O ministro Pimentel informou que a Caixa Econômica Federal está desenvolvendo um sistema e, até o fim do ano, oferecerá o serviço a seus correntistas e aos portadores do Cartão Cidadão. Atualmente, os dois bancos públicos possuem autorização legal para acessar a base de informações do CNIS por serem cogestores desse cadastro. Para que o serviço seja estendido a toda a rede bancária, é necessária alteração na legislação.

    Para que as informações que compõem o extrato pudessem ser disponibilizadas nos terminais do Banco do Brasil, a Dataprev desenvolveu um protocolo capaz de efetuar a troca de dados em tempo real entre a empresa e o banco por meio de um canal privado e seguro.

    A opção pela utilização deste protocolo e pelo uso da mesma tecnologia adotada pelo banco para a transferência de dados, levou em conta a segurança e a agilidade necessárias para a operação. Ao passar o cartão do banco em um terminal de atendimento eletrônico, ou, ao acessar página da instituição financeira na internet, o sistema identifica automaticamente o cidadão, por meio do cruzamento de informações, como data de nascimento e CPF e disponibilizará o extrato em alguns segundos.

    Informações para a Imprensa

    Pedro Rocha

    (61) 2021-5113

    ACS/MPS

    • Publicações4944
    • Seguidores623299
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações37
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/novo-tempo-2-pimentel-diz-que-extrato-previdenciario-traz-beneficios-ao-trabalhador/1043123

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)