Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

Novos tempos na profissão

Iniciando na advocacia

Publicado por Rosane Macaneiro
há 2 anos

O mundo tem passado por tempos realmente difíceis para seus habitantes. Não bastassem dois anos de pandemia, assistimos estarrecidos a Rússia invadindo a Ucrânia, num guerra absurda para os tempos atuais. Sabedores da hitória mundial, tendo acesso a informação de tudo que acontece no mundo hoje, não se concebe que um governante opte pelo bélico, matando pessoas para mostrar seu poderio sobre outras nações. Estamos indefesos frente a loucos com poder. E em meio a todo este caos, muitos estudantes se formando e iniciando em suas profissões.

Na área jurídica houveram grandes mudanças, passou-se do físico para o virtual. O CNJ através da Resolução nº 02, de 25/02/22, decidiu pela volta aos trabalhos presenciais, mas bem sabemos que nunca mais voltaremos ao que tínhamos antes. Os Tribunais aderiram ao 100% virtual, e para a advocacia esta mudança trouxe muitas vantagens. Não se precisa mais sair do escritório para protocolar uma petição e nem viajar longos kilometros para buscar autos ou fazer audiencias. Hoje se faz tudo do escritório. As principais ferramentas dos advogados são o celular e o computador. Até os livros são virtuais. Mais fáceis de guardar e podem ser levados para qualquer lugar. O lado ruim é o distanciamento do judiciário da advocacia, imagine do cidadão. Se antes era difícil falar com um juiz e se brigava pelos avisos dos juizes criando horários para receber advogados nos gabinetes, hoje tem-se que marcar hora através do site do tribunal e esperar até o gabinete agendar o horário. Se tiver um caso grave e urgente fica difícil.

Então como fica para quem inicia na advocacia? Com milhares de pessoas formadas entrando no mercado ao mesmo tempo, na maioria das vezes sem experiencia nenhuma, procurando colocação no mercado, muitas vezes sem condição de abrir seu próprio escritório. É certo que na advocacia tem a parte do conhecimento legal que se adquire estudando e, tem outra parte que só a vivencia na profissão ensina. São tantas dúvidas: com lidar com o cliente, quanto cobrar por um trabalho, com que ação entrar, etc. Coisas que se aprende advogando. Bom sempre começar a trabalhar na área desde os primeiros semestres da faculdade. E quem quiser seguir na advocacia tem que procurar trabalhar em algum escritório, escolhendo uma área de sua afinidade, para já ir pegando experiencia, assim será mais fácil iniciar a vida de advogado. Importanto fugir de velhos padrões, estar atendo ao surgimento de novos ramos do direito, não ficar preso ao judiciário, mas trabalhar com consultoria, aprender sobre arbitragem e mediação. Existe um bom mercado na área administrativa, para resolver problemas diretamente junto aos órgãos governamentais. O judiciário deve ser hoje a solução final, quando não restar outra.

O importanto é não desistir de seus sonhos. Há lugar no mercado para bons advogados. Para todos que tiverem a ousadia de buscar as inovações e não ter medo das transformações que o futuro trará. E estudar sempre. Manter um bom relacionamento com outros advogados, pois são seus colegas de trabalho e podem lhe indicar para temas com os quais não trabalham. Na advocacia o resultado vem a longo prazo, portanto tenha paciencia e siga em frente com fé que seu esforço e empenho renderá bons frutos.

  • Publicações1
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações10
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/novos-tempos-na-profissao/1395084250

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)