Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
22 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Núcleo da Infância e Juventude atua em processos de adoção

    Adotar é um ato de amor! O caminho para concretização do sonho de aumentar a família começa por meio da Defensoria Pública do Distrito Federal. O Núcleo da Infância e Juventude faz, mensalmente, mais de 100 pedidos de inscrição para a lista de pessoas habilitadas a adotar. Além disso, fica a cargo do Núcleo prestar auxílio jurídico na parte final do processo – pedindo a guarda provisória até a sentença do juiz e formulando a adoção.

    Neste período, a criança ou adolescente já está sob acolhimento da família afetiva. Com a sentença, cria-se um laço irretratável que não é revogado sequer com a morte dos pais adotivos. O adotado toma para si o sobrenome da nova família e todos os direitos e deveres que filhos biológicos têm. “Entendo que esta forma de filiação é aquela que melhor retrata a família, pois exige daqueles pais que buscam a adoção uma intensa dedicação”, diz o coordenador do Núcleo da Infância e Juventude, Sergio Domingos.

    Muitos processos demoram por conta de preferências dos pais adotivos – geralmente por recém-nascidos – e pendências com relação à família biológica. Ainda assim, o Núcleo auxilia a efetivação, em média, de 50 adoções por mês. “O processo de adoção tem o tempo variável, alguns são extremamente breves, outros se arrastam, especialmente quando os pais biológicos criam oposição”, completa Domingos. Dessa forma, crianças maiores e adolescentes costumam ter processos mais rápidos.

    Antes da efetivação da adoção, os candidatos fazem um acompanhamento psicossociopedagógico na Vara da Infância e Juventude (VIJ) para verificar a capacidade de recebimento de um novo membro na família e para garantir ao adotado um lar que resguarde os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) além do bem-estar dos envolvidos.

    Qualquer pessoa maior de 18 anos pode se cadastrar para adoção contando que seja 16 anos mais velha que o futuro adotado. O site do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT) traz orientações, relações de documentos necessários e até filmes e livros sobre o tema. Para acessar, clique aqui.

    Para mais orientações sobre adoção ou qualquer caso relacionado às crianças ou adolescentes, entre em contato com o Núcleo da Infância e Juventude pelo telefone (61) 2196-4500. Para se cadastrar, o Núcleo fica localizado no Setor de Grandes Áreas Norte, quadra 909, bloco D/E, Asa Norte.

    Dávini Ribeiro

    da Assessoria de Comunicação

    • Publicações2872
    • Seguidores55
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações43
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nucleo-da-infancia-e-juventude-atua-em-processos-de-adocao/413570928

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)