Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Nupar promove sete reconhecimentos de paternidade, em penitenciárias de JP

    O Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) promoveu, através do Núcleo de Promoção da Paternidade “Nome Legal” (Nupar), mais um esforço concentrado, nesta segunda-feira (30), para combater o sub-registro de paternidade. Desta vez, o trabalho foi realizado em duas unidades prisionais localizadas na capital paraibana: a Penitenciária de Segurança Máxima Desembargador Sílvio Porto e a penitenciária de segurança máxima “PB1”. Sete reconhecimentos espontâneos de paternidade foram realizados.

    O Nupar foi instituído através do Ato 021/PGJ/2015 e seu trabalho envolve parcerias com os cartórios de registro civil e escolas para triar as crianças e adolescentes cujo registro não tem o nome do pai. A partir daí, o MPPB notifica os responsáveis por essas crianças e adolescentes, faz oitivas com o suposto pai para tentar promover a solução extrajudicial, através de reconhecimentos voluntários de paternidade. O trabalho também conta com a parceria do Hemocentro para a realização gratuita de exames de DNA.

    Nos casos em que não há solução amigável, o MPPB ajuíza ações de reconhecimento de paternidade. A averbação do nome do pai da criança na certidão de nascimento também é gratuita.

    Ter o nome do pai e da mãe no registro civil é um direito de toda a criança que também garante outros benefícios como pensão alimentícia, herança, direito à visita, etc.

    O Nupar “Nome Legal” funciona no prédio das Promotorias de Direitos Difusos da Capital: Rua Rodrigues Chaves, nº 65, centro, João Pessoa. Contatos: (83) 2107-6107 / 2107-6105. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

    • Publicações6496
    • Seguidores23
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nupar-promove-sete-reconhecimentos-de-paternidade-em-penitenciarias-de-jp/516117643

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)