Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    “O aumento de impostos é a única bala na agulha do governo Sartori”, afirma Mainardi

    “Não há dúvida de que o governo Sartori tem apenas uma bala na agulha, e ela se chama aumento de tributos”, disse o deputado e líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa, Luiz Fernando Mainardi, durante sessão plenária desta quarta-feira (19). O deputado ressaltou o movimento dos servidores públicos que mobilizaram entre 40 e 50 mil pessoas em defesa de seus direitos, buscando apoio para evitar que o Governo Sartori não atrase, não parcele e nem achate salários, o que precarizará, ainda mais, os serviços públicos.

    Conforme Mainardi, desde o início do ano o atual governo vem alimentando o discurso da crise e preparando as condições para apresentar à sociedade o projeto de majoração do ICMS. “Eles começaram anunciando as dificuldades financeiras e criaram um clima de que ia ter atraso nos salários, até que isso aconteceu. Passado meio ano, não foi tomada nenhuma atitude para fazer frente a essa situação, sequer a atitude mais elementar que estaria a disposição do governo que pagaria o mês de julho e garantiria pelo menos mais três meses pela frente, de ampliar o saque dos depósitos judiciais. Jogou nas costas dos servidores públicos a responsabilidade pela crise do Estado com o discurso que soa bem aos ouvidos de uma parte da sociedade que defende a chamada diminuição do Estado”, argumentou.

    O líder da bancada recordou que os deputados petistas apresentaram oito medidas que poderiam contribuir para que o estágio da economia fosse outro, garantindo que elas seriam adotadas caso o governador Tarso Genro fosse reeleito.

    Por outro lado, o parlamentar lembrou que durante o governo Tarso, a oposição sempre criticou fortemente o uso dos depósitos judiciais. Mainardi, em função disso, cobrou coerência do atual governo. “Não deveriam lançar mão deste expediente, mas já utilizaram, somente no primeiro semestre, R$ 725 milhões”, denunciou, prevendo que, se este ritmo fosse mantido, até o final da atual gestão, o Governo Sartori entraria para a História como a administração que mais saques fez em todos os tempos, superando, inclusive, os saques do governador Tarso”.

    “Para nós está muito claro de que a utilização destes depósitos é uma iniciativa correta. Quem achava equivocada é que está equivocado. É correto porque o recurso judicial está depositado em uma conta que só vai ser retirada quando a parte vencedora tiver a liquidação da sentença. Para esta parte vencedora haverá um juro de poupança, o juro mais baixo que existe. O governador Germano Rigotto agiu certo quando identificou aquele recurso parado”, afirmou.

    Para Mainardi, o discurso do atual governo fará com que a sociedade peça o aumento de tributos. “A sociedade vai pedir e o governador será coerente com o que disse na campanha, que só aumentaria impostos se a sociedade pedisse. Este foi o caminho traçado, o desenho feito para que nós chegássemos a este ponto, e não se surpreendam que os empresários, que sempre foram contra o aumento de impostos, também fiquem a favor, por estar vendo que esta pode ser a única possibilidade para resolver os problemas do Estado”.

    Para Mainardi, há outras alternativas que não penalizam a sociedade, como a sequência da forte política de desenvolvimento iniciada no governo anterior, trabalho na Fazenda de combate à sonegação e aumento da arrecadação. “Temos várias outras alternativas que poderiam ser acatadas, mas não foram porque o governo só tem uma bala, que é o aumento de impostos, e quem paga neste caso são os empresários para o caixa do governo, mas o dinheiro vem do bolso de todos os gaúchos”, afirmou o deputado.

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-aumento-de-impostos-e-a-unica-bala-na-agulha-do-governo-sartori-afirma-mainardi/221529926

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)