Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    O Brasil após 134 anos da Abolição da Escravatura

    Publicado por Erika Verde
    há 2 anos

    Você já parou para pensar em quantos negros e negras trabalham com você? Melhor ainda: já parou para pensar em quantos negros ou negras foram seus chefes? Com certeza, se você refletir, vai perceber que esse número ainda é mínimo. Segundo o IBGE, apesar de serem a maior parte da força de trabalho do país, com quase 58 milhões de pessoas, pretos e pretas ganham 42,5% menos que os brancos e ocupam apenas 30% dos cargos de chefia de empresas públicas e privadas. Mas a desigualdade começa muito antes.

    De acordo com dados do MEC, pretos estudam quase dois anos a menos que brancos e abandonam mais a escola. Lendo esses dados, que são apenas alguns dos que estão à disposição em pesquisas e no noticiário, você ainda acredita que a Lei Áurea, assinada há exatamente 134 anos, deu liberdade e, principalmente, oportunidades à população negra? O que você é sua empresa estão fazendo para mudar as estruturas racistas de nossa sociedade?

    Este passado, também nos traz um panorama de um novo tipo de trabalho escravo, pois, mesmo com a abolição da escravidão, os negros que ainda ficaram no Brasil tiveram que se submeter a trabalhos análogos à escravidão para que se sustentassem.

    Existem 4 tipos de trabalho escravo na contemporaneidade

    • TRABALHO FORÇADO

    • SERVIDÃO POR DÍVIDAS

    • CONDIÇÕES DEGRADANTES

    • JORNADA EXAUSTIVA

    Mesmo com um novo cenário após 134 anos da Abolição da Escravatura, a qual libertou os escravos negros dessa situação desumana, é imprescindível olhar para as raízes do Brasil colonial e entender como o trabalho escravo se estende até os dias de hoje na nossa sociedade. Ainda há muito caminho para combater o trabalho escravo e conferir todos os direitos de cidadãos para os negros na atual sociedade brasileira.

    Se olharmos com um pouco de atenção, é possível ver os reflexos da injúria racial por todos os lados! Vemos muita desigualdade no mercado de trabalho, na sociedade e no nosso dia a dia em todos os lugares. É nosso dever, como humanos e como empresa, continuar lutando para combater os efeitos que a escravidão trouxe para os negros e negras! Ainda há muito a ser feito e nós precisamos alcançar muito mais para mudarmos o cenário que temos hoje no Brasil!

    Esse é um dos nossos compromissos!




    Tags: ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA º ESCRAVIDÃO º NEGROS º HISTÓRIA DO BRASIL º LEI ÁUREA º RACISMO

    #abolição #racismo #inclusão #diversidadeeinclusao #culturaorganizacional #equidade



    • Sobre o autorAdvogada Trabalhista, Consultoria e Assessoria Preventiva
    • Publicações55
    • Seguidores22
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações26
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-brasil-apos-134-anos-da-abolicao-da-escravatura/1498401585

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)