Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    O Caso Battisti e o Direito Internacional dos Refugiados

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 15 anos

    A cobertura da mídia a respeito do reconhecimento do status de refugiado pelo Brasil ao italiano Cesare Battisti [Processo perante o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) 08000011373/2008-83] e de seu impacto no pedido de extradição feito pela Itália [Processo perante o Supremo Tribunal Federal: Extradição 1.085] tem se baseado em questões políticas a favor ou contra o posicionamento do Brasil, desconsiderando aspectos jurídicos relevantes, em especial a aplicação do Direito Internacional dos Refugiados (DIR).

    O DIR é um ramo do Direito Internacional, cujas raízes históricas são encontradas no início do século XX com o aparecimento do instituto do refúgio, que passou a conviver, sobretudo na América Latina, com o instituto do asilo. As normas internacionais a respeito de refúgio foram sistematizadas pela Convenção sobre o Estatuto de Refugiados de 1951 (Convencao de 51), e seu Protocolo sobre o Estatuto de Refugiados de 1967 (Protocolo de 67), ambos ratificados pelo Bras...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores11012
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações115
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-caso-battisti-e-o-direito-internacional-dos-refugiados/1271784

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)