Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024

O Detetive Profissional em Juizo

Publicado por ADDP
há 5 anos


Ao longo do exercício profissional, muitas vezes o detetive particular pode se deparar com a condição de testemunha. Isso ocorre pelo fato de uma investigação particular possuir consequências técnicas altamente relevantes.

O detetive pode ser intimado na fase policial, mas sobretudo em Juízo, onde ocorre o chamado “crivo do contraditório”. Arrolado pela defesa ou pela acusação, o investigador privado possui posição considerável para o esclarecimento da verdade, principalmente em processos criminais, pois no Juízo Criminal prevalece a valoração da prova.

O investigador particular deve sempre instruir seus Relatórios de forma minuciosa e com indícios, evidências e provas lícitas. Ao ser intimado pelo Juízo, prezar seu posicionamento pelo Princípio da Verdade Real, ratificando o trabalho realizado e elucidando ao Juiz e as partes os questionamentos.

Costumo insistir que o detetive particular participa do universo jurídico; como coletor de indícios, detecta evidências e como a investigação é o nascituro da prova, o detetive profissional, dentro dos limites legais, contribui significativamente para o Judiciário e o Poder Público em geral, através do cliente/contratante; pois inúmeras vezes, sem a investigação privada, processos são extintos, devido caber as partes provocarem o Magistrado (Princípio da Inércia do Juiz), bem como fornecerem meios para o processamento regular do feito.

Diversas vezes o trabalho do detetive é realizado no âmbito das Execuções Cíveis ou de Família, onde precisam ser realizadas localizações de pessoas e bens que estão sendo ocultados; atos que os devedores praticam para não cumprir a obrigação com os credores; falta de conhecimento quem pensa que o detetive apenas investiga infidelidade conjugal ou desejam de certa forma desmerecer o profissional da investigação particular…a profissão é complexa e ampla, não existindo espaço para aventureiros.

O detetive jamais deve se curvar a violações de seus direitos. Da mesma forma que uma hora estamos no Poder Judiciário como testemunhas, podemos buscar junto a este mesmo grandioso poder democrático, a devida prestação jurisdicional.

  • Sobre o autorADDP - AGÊNCIA DE DETETIVES - INTELIGÊNCIA
  • Publicações17
  • Seguidores12
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações165
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-detetive-profissional-em-juizo/701839649

Informações relacionadas

André Luis da Silva, Detetive Profissional
Artigoshá 4 anos

“A confidência e o detetive profissional”

Marcelo Carneiro de Souza, Detetive Profissional
Artigoshá 6 anos

O Relatório e o Parecer Técnico

Adec Registro, Advogado
Artigoshá 9 meses

Detetive particular na produção de provas judiciais: como ele pode ajudar seu caso

Alexis Gabriel Madrigal, Gestor Público
Artigoshá 7 anos

Investigação criminal constitucional: conceito, classificação e sua tríplice função.

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)
Sirc Avlis
2 anos atrás

Gratificante!!! continuar lendo