Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    O golpe do Whatsapp clonado

    Os criminosos estão desenvolvendo diversas ações diferentes para conseguir ter acesso as contas do aplicativo de conversas. Leia esta notícia até o final e fique alerta para não cair nesta cilada!

    há 4 anos

    Geralmente, o golpe acontece da seguinte forma: o golpista envia uma mensagem ou liga se passando por um funcionário de um site de compras ou empresa, pede que a vítima digite o código de seis números enviado por SMS para supostamente ativar ou confirmar algo. Só que atenção, ESTE CÓDIGO É DE VERIFICAÇÃO DO WHATSAPP e com ele o criminoso consegue acessar a conta da vítima e clona-la.

    Após a clonagem, o golpista envia mensagens para os contatos da vítima se passando por ela, pedindo para que envie dinheiro, em razão de algum problema inesperado. Na maioria das vezes, o criminoso ainda pede para fazer o pagamento com urgência.

    Como os criminosos fazem isso?

    Muito fácil, eles acessam os perfis abertos de Instagram e Facebook, olham os anúncios em sites de compra e venda ou até mesmo o Linkedin e capturam as informações da vítima. Depois, usam o famoso golpe de engenharia social, uma ação que costuma ser bastante efetiva por conta da relação de confiança entre as vítimas. Pedindo dinheiro principalmente para os contatos mais próximos, como familiares, amigos íntimos e colegas de trabalho, que provavelmente tem algum vínculo de confiança com a vítima.

    Dicas para proteger o Whatsapp de ser clonado

    A boa notícia é que se proteger dos golpes no WhatsApp tem uma maneira fácil. Basta adotar medidas de segurança no próprio aplicativo, como a verificação em duas etapas.

    Para isso, abra o aplicativo, clique em "Ajustes", depois em "Conta" e então ative "verificação em duas etapas". A senha de seis dígitos será solicitada sempre que a conta for instalada em um novo aparelho, além de ser pedida com frequência no uso do aplicativo.

    Além disso, na dúvida, não forneça dados, senhas ou códigos quando ligarem para você. Procure um familiar ou amigo que possa ajuda-lo.

    Caso você receba mensagens de algum amigo ou familiar pedindo dinheiro, ligue para essa pessoa e certifique que é ela mesmo antes de transferir o dinheiro.

    É passível de indenização?

    Por ser um assunto novo, ainda não existe um entendimento consolidado a respeito, dependendo de cada caso. Recentemente, teve uma decisao o Tribunal de Justiça de São Paulo manteve a condenação da Telefônica e do Facebook em indenizarem, solidariamente, usuário vítima do "golpe do WhatsApp". Já no Tribunal de Justiça do Distrito Federal, em caso semelhante, a vítima teve o pedido indenizatório negado, sendo fundamentado que a vítima não adotou as medidas de segurança cabíveis e disponíveis para evitar a fraude.

    Importante destacar que somente o usuário titular da linha clonada possui legitimidade para reclamar contra eventual falha dos prestadores de serviços que permitiu a clonagem e aplicação do golpe, pois o conceito de consumidor perante a operadora telefônica é o titular da linha e não o familiar ou amigo do vitimado.

    O que fazer quando cair no golpe?

    1) Divulgue nas suas redes sociais que você sofreu o golpe para informar as pessoas.

    2) Registre um boletim de ocorrência pelo site da Polícia Civil o quanto antes.

    3) Se você teve a conta clonada, o WhatsApp recomenda que você desative o aplicativo do smartphone, faça o download novamente e tente entrar com o seu número normalmente, como se estivesse sendo feito pela primeira vez.

    4) Se você depositou dinheiro, avise o titular do número clonado para tomar as providências adequadas.

    Na dúvida, procure um advogado de sua confiança para orienta-lo.

    Gostou? Curta e compartilhe!

    Por: Elton Luiz Tibes da Silva Junior. Advogado Criminalista. Pós-graduado em Direito e Processo Penal pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI.

    • Publicações14
    • Seguidores2
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações117
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-golpe-do-whatsapp-clonado/1110544532

    Informações relacionadas

    Isabella Alves, Advogado
    Notíciashá 2 anos

    Bancos devem indenizar casal de idosos que caiu no "golpe do WhatsApp".

    Carlos Frederico Robbs Filho, Advogado
    Notíciashá 5 anos

    Fraudes na Internet: compras on line.

    Ana Azeredo, Bacharel em Direito
    Artigoshá 4 anos

    Quais são as exceções ao princípio da publicidade?

    Clarissa  Faria, Advogado
    Notíciashá 3 anos

    Compra em Site Clonado

    Roberto H F  Bianchini, Advogado
    Artigoshá 5 meses

    Como Recuperar Conta Hackeada no Instagram e Facebook

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)