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23 de Maio de 2024
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    O Mário está?... Que Mário? Aquele que...

    Publicado por Espaço Vital
    há 10 anos

    Diz-se, numa antiga piada portuguesa, que um cidadão liga para um número qualquer e fala.

    - Bom dia! O seu Mário pediu para eu te ligar...

    Do outro, a voz pergunta:

    - Que Mário?

    - Ora, aquele que te...

    * * * * *

    A lendária historinha serve para ilustrar o registro de um efetivo caso judicial decidido no 1º Juizado Especial Cível de Porto Alegre, no Foro Regional do Sarandi: uma ação contra a GVT Empresa de Telefonia por obrigar uma consumidora a suportar desvio produtivo, em função de inúmeros telefonemas disparados a um número residencial em busca de Mário ...(o Espaço Vital preserva o nome completo da pessoa, que não é parte no processo).

    - Bom dia, aqui é da GVT. O Mário está?

    - Que Mário?

    - Aquele Mário que está nos devendo...

    Os pedidos contidos em rara ação judicial foram para que "a GVT pare de fazer ligações para o telefone da autora, bem como para que pague uma indenização por danos morais".

    Narrou a consumidora que "vem recebendo ligações diárias em seu telefone residencial oriundas da GVT, que procura por uma pessoa de nome Mário - e tais ligações fazem com que a autora interrompa o seu serviço, e mesmo após diversas tentativas de solucionar o problema, não obteve êxito na via administrativa".

    A demandante fez prova testemunhal. E a própria GVT admitiu que, no número telefônico para onde ligava, procurava por Mário 'XXX XXX' - tanto que exibiu a ficha cadastral em que consta que a pessoa procurada seria usuária do número telefônico da autora da ação.

    Discorrendo sobre a perda de tempo que a autora vem passando, ao atender ligações que vem se repetindo há quase três anos, o juiz leigo Eduardo Antônio Kremer Martins - que também é advogado - definiu a conjunção como "desvio produtivo" - isto é, a perda de tempo para atender ligações que poderia ser dedicado ao trabalho doméstico ou outras atividades.

    "A toda evidência, a GVT teria condições de, já no primeiro contato inexitoso, atualizar os dados cadastrais de seu ex-cliente, mesmo porque a informação trazida aponta para a data de 16/08/2010", persistindo as ligações por três anos - registra o juiz.

    O juiz leigo também reconhece que "a narrativa da autora não é inédita e a atitude da GVT vem se tornando cada vez mais comum no cotidiano dos consumidores, razão pela qual opino pela procedência da ação, com o propósito de coibir a manutenção dessas práticas que - renitentes como se demonstrou - são dignas de indenização".

    A GVT pagará R$ 2.000 como reparação moral e deverá "parar de fazer ligações para o telefone (51) 3338 xxxx, de titularidade da autora, sob pena de multa de R$ 200 por ato".

    O parecer foi homologado pela juíza Patrícia Hoccheim Thomé. A defensora pública Isis Marques atua em nome da autora. Está em curso o prazo para a interposição de eventuais recursos às Turmas Recursais. (Proc. nº 31300452710).

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    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-mario-esta-que-mario-aquele-que/117940054

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