Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
22 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    O membro da família de um agente diplomático que conviva com ele pode ser detido ou preso no Estado acreditado? - Denis Manoel da Silva

    há 14 anos

    A diplomacia, segundo informações obtidas do site wikipedia , é a prática de conduzir relações exteriores ou os negócios jurídicos de um determinado Estado; envolve assuntos de paz, comércio exterior, promoção cultural, coordenação em organizações internacionais dentre outros.

    Em razão de sua função, um diplomata recebe privilégios, e dentre estes alguns se estendem aos familiares que os acompanham, é o que dispõe o artigo 37 da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas, a saber:

    Artigo 37
    1. Os membros da família, de um agente diplomático que com ele vivam gozarão dos privilégios e imunidades mencionados nos artigos 29 a 36, desde que não sejam nacionais do Estado acreditado.

    Dispõe o artigo 29 que a pessoa do agente diplomático é inviolável, e que por tal razão não poderá ser objeto de nenhuma forma de detenção ou prisão. Conforme visto no artigo citado acima, este é um privilégio que se estende tambpem ao familiar do agente diplomático, logo o Estado acreditado, deve trata-lo com devido respeito e impedir qualquer ofensa à sua liverdade e integridade.

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876104
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3569
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-membro-da-familia-de-um-agente-diplomatico-que-conviva-com-ele-pode-ser-detido-ou-preso-no-estado-acreditado-denis-manoel-da-silva/2165300

    Informações relacionadas

    Rogério Tadeu Romano, Advogado
    Artigoshá 11 meses

    Imunidades diplomáticas

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 16 anos

    Em que hipótese o agente consular poderá ser preso em flagrante? - Marcio Pereira

    Supremo Tribunal Federal
    Jurisprudênciahá 21 anos

    Supremo Tribunal Federal STF - HABEAS CORPUS: HC 81158 RJ

    Pablo Baixer Dornelles, Contador
    Artigoshá 7 anos

    Um breve estudo das imunidades diplomáticas e consulares

    Wagner Francesco ⚖, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Você sabe a diferença entre Imunidade Parlamentar Material e Formal?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)