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8 de Maio de 2024
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    O que é a Pesquisa de Clima Organizacional?

    Gestão de Pessoas

    Publicado por Elaine Collete
    há 4 anos

    Essa ferramenta é utilizada nas empresas para mapear as percepções dos profissionais sobre diferentes aspectos. Em forma de questionário físico ou virtual, o colaborador assinala as questões conforme sua experiência dentro da organização, demonstrando seu grau de engajamento e satisfação nos pontos abordados.

    Dessa forma, é possível assegurar um diagnóstico mais preciso do ambiente e das motivações no dia a dia e, principalmente, como instrumento para manter a saúde da empresa.

    Nessa pesquisa fica claro a impressão que os funcionários têm sobre o ambiente interno, a pesquisa também permite investigar mais a fundo os motivos que repercutem de forma direta nos lucros e nos rendimentos.

    A pesquisa deve ser feita sempre de forma anônima e as perguntas devem abordar temas concretos como ambiente físico, política de benefícios, comunicação interna, ações de qualidade de vida. Deve-se garantir o sigilo das respostas.

    As perguntas variam conforme a intenção da organização. É preciso ter um planejamento muito claro para saber o que pretende-se analisar com a pesquisa de clima.

    Pense na seguinte situação: a empresa está passando por uma crise e os gestores não conseguem detectar exatamente em qual setor está o problema. Nesse caso, uma queda na produtividade, por exemplo, pode estar relacionada a um ambiente de trabalho hostil ou até mesmo a falhas na forma como as informações são repassadas.

    Conhecendo o grau de satisfação dos colaboradores, é possível encontrar o problema e pensar em soluções para que o trabalho volte a fluir. Isso pode ser feito abordando no questionário pontos relevantes para entender o contexto.

    Mais importante do que obter as respostas, a organização deve gerar ações relevantes para criar um ambiente de trabalho saudável.

    Quando existe uma atmosfera positiva no ambiente de trabalho, podemos dizer que o clima organizacional é bom.

    Estimule a participação de todos

    De nada vale seguir todos os outros passos se os trabalhadores se recusarem a participar da pesquisa, não é mesmo?

    Ou, então, responderem de qualquer jeito, apenas para cumprir a obrigação.

    Por isso, o incentivo é fundamental.

    É preciso que os funcionários entendam a importância da pesquisa.

    Sendo assim, busque fazer comunicações claras, que expliquem o objetivo da ferramenta.

    Mostre que a opinião de todos é importante para a análise do cenário e, principalmente, para a implementação de melhorias no ambiente.

    Procure também reforçar que as respostas são anônimas.

    Isso faz com que os colaboradores tenham mais liberdade para expor seus sentimentos.

    Mas, agora, vamos conhecer outras vantagens:

    • Aumento da motivação, engajamento e produtividade
    • Efetivação da comunicação e da transparência de informações
    • Aproximação entre funcionários e empresa a partir dos canais abertos de diálogo
    • Profissionalização da liderança, que assume um papel muito mais assertivo
    • Formação de um local mais seguro, com condições físicas apropriadas e minimização dos riscos envolvidos
    • Fortalecimento da reputação e imagem da empresa, que pode ser percebida não só pelos funcionários, como também pelos outros públicos de relacionamento
    • Consolidação e adequação à filosofia da organização
    • Diminuição da rotatividade, uma vez que os trabalhadores enxergam o esforço da empresa em instituir políticas e melhores práticas de RH
    • Índices de assiduidade melhores por conta do comprometimento.

    Conclusão

    Se você fosse questionado agora, de 0 a 10, que nota atribuiria ao clima da sua empresa?

    Acha difícil responder a essa pergunta?

    Talvez, a sua visão seria até distorcida. Isso porque, provavelmente, ela se daria por um sentimento atual, de certo, causado por um fator específico.

    É habitual que apenas um aspecto seja responsável pelo nosso descontentamento. Não acha?

    Se você teve uma discussão com o seu superior, por exemplo, e achou que a situação não ficou bem resolvida, é capaz de projetar toda a insatisfação na empresa, incluindo até os pontos que não estão envolvidos.

    Por isso, a pesquisa de clima organizacional não considera um episódio isolado, tampouco uma opinião individual.

    Ela analisa todo o cenário e contempla perspectivas comuns.

    Assim, é uma ferramenta sólida, que pode contribuir em grande escala com as diretrizes de de uma organização.

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