Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

O que representa a condenação do Brasil na CIDH no caso Herzog?

Apesar de ter concordado com o poder da CIDH, país não tem cumprido decisões da Corte

Publicado por Jota Info
há 6 anos

A Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) condenou, nesta quarta-feira (4/7), o Brasil a reabrir a investigação sobre o assassinato do jornalista Valdimir Herzog, encontrado morto nas dependências do do Destacamento de Operações de Informações do Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI) em outubro de 1975.

De acordo com a decisao, o Estado brasileiro deve identificar e punir os responsáveis pela tortura e morte de Herzog, levando em consideração o crime contra a humanidade e às respectivas consequências jurídicas para o Direito Internacional.

A decisão cita a “falta de investigação, julgamento e punição” pelo Brasil quanto aos responsáveis pela morte de Herzog e considerou que o país violou direitos às garantias judiciais e à proteção judicial dos familiares da vítima.

Leia a reportagem completa

  • Sobre o autorNotícias jurídicas que fazem a diferença
  • Publicações757
  • Seguidores933
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1760
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-que-representa-a-condenacao-do-brasil-na-cidh-no-caso-herzog/597596746

19 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Herzog foi morto por que mesmo?

Porque era terrorista e apoiava a implantação de uma ditadura comunista no Brasil. Essa mesma da DiLLma, LuLLa, Zé DirCCeu e caterva.

A mesma ditadura idealizada pelos assaltantes do país, que roubam, matam, saqueiam, traficam armas e drogas, etc.

Em conflitos com terroristas não há como negociar. Ou mata ou morre.

Sinceramente, no caso da morte do Herzog quem perdeu foi a família dele. O país ganhou. continuar lendo

Lamentável o seu comentário continuar lendo

A gente nem acredita que seja possível um comentário desumano deste! O ser humano está acima de qualquer ideologia idiota! continuar lendo

"Ser humano acima de qualquer ideologia"... Fala isso pra sua ex-presidentA guerrilheira da VPR. Pergunte o que ela fazia na madrugada de 26 Jun 1968?

https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1rio_Kozel_Filho continuar lendo

"Colonialismo norte americano", "envergonhar os auditores-fiscais", "nazista"??

Típico comentário de frustração pelo afastamento das Forças Armadas, como diz seu próprio currículo.

"Comunista nacionalista" foi a pérola do ano.

Cordial abraço! continuar lendo

tanta coisa pra fazer e vai mexer com um terrorista que já está morto a pelo menos 43 anos, é brincadeira! continuar lendo

A sentença tem 103 páginas, analisa a inicial, a defesa do Estado, faz uma análise das provas, do contexto histórico, etc.

Mais não, o seu comentário é que é o certo! Tá bom... continuar lendo

Com tantas pessoas morrendo pela corrupção no país, só com a falta de saúde e segurança, mais de 70 mil mortes/ano, muito mais que nas guerras atuais no mundo somadas, além da manutenção dos privilégios dessa verdadeira organização criminosa que se desenvolveu principalmente após a década de 60, mudando para uma estratégia Gramscista e Fabiana em meados de 70, infiltrando-se nos poderes, universidades, instituições e órgãos dos governos do país a serviço de um grupo crescente que só fez se aprimorar em roubar e manter-se no poder, não importa o partido ou ideologia, na realidade é como se fossem departamentos de uma mesma empresa .
Deveríamos ter preocupações mais prioritárias a considerar antes que nos tornemos uma Brazuela, com essa roupagem democrática que muitos ainda acham que temos.
A propósito, se é para investigar e punir deveriam também verificar as atuações criminosas e terroristas que mataram, sequestraram e roubaram sem piedade milhares de pessoas inocentes, sempre lutaram pela ditadura do proletariado, nunca pela democracia, mas hoje mudou de nome para foro de são paulo. Além de terem seus súditos, muitos são representados e representantes nos poderes por alguns participantes que ainda recebem indenizações e pensões altíssimas com o condão de heróis para muitos comunistas, esquerdistas, coxinhas, comissionados e cúmplices caviar. continuar lendo

Eu concordaria com a decisão da CIDH, porém no Brasil, segundo a EBC TVBrasil, morrem por ano 41 mil pessoas vítimas "somente" de arma de fogo e o pior é que uma considerável parte destas mesmas jamais tem seus crimes solucionados ou alguém punido. Pais, mães, filhos e parentes mortos, famílias destruídas.
Nessas horas eu faço apenas uma pergunta "100% HUMANA": Se passaram 43 anos e nesse período devem ter sido assassinados MILHÕES de Brasileiros, então, com devido respeito a família dele, porque esse assassinato seria mais importante do que a desses milhões "sem nome"?
Me sinto terrivelmente entristecido e até desconfiado pelo nome desses milhões não terem sido citados ou referenciados nesse caso ou ao invés de um único nome!
Quero destacar, para questões de interpretação, que não conheço a história de Herzog e sou favorável sim a condenação e a investigação porém não me conformo que os milhões, sem nome, não recebam o mesmo tratamento da CIDH! continuar lendo