Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    O que se entende por Constitucionalismo? - Cláudio Campos

    há 15 anos

    Constitucionalismo é a denominação atribuída pelo movimento político-jurídico-social que causou a evolução do conceito de Constituição , de seu conteúdo e do detentor do poder nos Estados. Referida evolução ocorreu em duas frentes diversas. Uma na Europa e outra nos Estados Unidos, sendo certo que ambas concorreram para a formação da idéia atual de constituição .



    Na Europa o constitucionalismo teve início com a revolta burguesa, detentora do poder econômico, contra os Estados monárquicos absolutos, onde todo poder político se concentrava nas mãos do monarca. Munidos do arcabouço teórico dos pensadores contratualistas (Locke, Hobes e Rousseau) e dos ideais de Estado de Montesquieu, a burguesia passou a pressionar a monarquia, o que culminou com a libertária revolução francesa e logo após, com a proclamação da nova Constituição Francesa. Esta constituição , toda fundada no dogma do idealismo liberal, trazia apenas normas de organização do Estado e direitos e garantias de primeira geração (liberdades individuais), modelo este que perdurou até metade do século XX, quando após a segunda guerra mundial, as constituições passaram a seguir os modelos das constituições do México de 1917 e da Alemanha (Weimer) de 1919, garantidoras de direitos de segunda geração (sociais, econômicos e culturais). Nos Estados Unidos o movimento ocorreu de forma diversa, devido ao fato de ter sido precoce a sua independência da Inglaterra e a adoção de um Estado Federado Republicano, o consitucionalismo evoluiiu para garantir direitos já conquistados (civis e políticos) e para a implantação de direitos econômicos e sociais e direitos de igualdades.

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876141
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações49363
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-que-se-entende-por-constitucionalismo-claudio-campos/162907

    Informações relacionadas

    Gilmar Fonsêca Júnior, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Constitucionalismo: conceito, características e classificação

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 15 anos

    O que se entende por neoconstitucionalismo? - Leandro Vilela Brabilla

    Lincoln Paulino, Estudante de Direito
    Artigoshá 4 anos

    Classificação da Constituição Federal de 1988.

    Artigoshá 6 anos

    A história do constitucionalismo

    Éric Menezes, Estudante de Direito
    Artigoshá 4 anos

    O que é uma Constituição?

    6 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    O constitucionalismo possui fases quais sejam:

    Constitucionalismo do Futuro: Defendido por Jose Roberto Dromi, frisa a necessidade de concretização de ideais postos da constituição, podemos enumerar como : Verdade; Solidariedade; Consenso; Continuidade; Participação; Integração; Universalidade.

    Neo Constitucionalismo ou Novo Constitucionalismo:

    Tem como característica primordial o fato de a Constituição permanecer no centro do sistema e gravitando ao seu redor os demais dispositivos, possui como regra características concretizadoras, como o de que os princípios inseridos na CF são normas efetivas.

    Novo Constitucionalismo Democrático Latino-Americano

    Visa efetivar os direitos pluralistas e interculturais, possibilitando a participação popular dos povos locais. continuar lendo

    Entendo que está correto a definição do colega. Eu completaria mais ou menos assim: constitucionalismo é a prática adotada por um Estado, no âmbito político, social, jurídico e comportamental de uma sociedade. Sendo a legislação constitucional colocada no topo da pirâmide, ou seja, todas as demais regras são infraconstitucional.
    Adão Larréa
    É Professor de Direito Constitucional e advogado em Cuiabá- MT. continuar lendo

    Tem alguns erros de digitação e o texto é mais uma história da conceito do que uma análise do significado. Poderia ser um texto assim: https://filosofianaescola.com/ideologias-politicas/constitucionalismo-como-evitaroabuso-do-poder continuar lendo

    Muito bom o texto continuar lendo