Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

O que você quer ser quando crescer?

há 6 anos

"O que você quer ser quando crescer?" Essa pergunta é feita as crianças, não aquelas menores de 12 anos, me refiro aos jovens recém-chegados na faculdade e assustados com o mundo universitário.

Comigo não foi diferente. No curso de Direito, nos primeiros dias, um professor se atreveu a perguntar a cada aluno o que ele queria ser depois de formado.

Foram inúmeras as respostas dentre elas: advogado, juiz, delegado, professor universitário ... É claro que muitos responderam que ainda não tinham escolhido o futuro e também teve aqueles que disseram que queriam apenas concluir o curso. Eu respondi que queria ser DELEGADA, naquele momento a profissão estava em alta por conta da “delegada fodona” da novela das nove da Globo mas, no final eu descobri que tenho vocação.

Os anos se passaram e eu só queria passar nas provas e exames e não pegar nenhuma dependência para me livrar logo daquele pesadelo.

Cada ano era uma superação, um tormento contínuo que passou rápido, quando menos esperava já estava no último ano. Momento no qual optei por me dedicar ao trabalho de conclusão de curso, ignorando a pressão dos professores e da família para prestar a OAB posto que, não cogitava ser advogada, estava feliz com meu emprego de auxiliar de escrita fiscal, função que eu exercia desde meus 15 anos.

Mas tudo deu certo, consegui o diploma de bacharel em Direito e para ir “na onda da galera” resolvi prestar o exame da ordem. As coisas já não estavam boas no meu emprego, à crise atingiu a empresa então juntei o útil ao agradável e pedi demissão.

Foram aproximados seis meses dedicados a OAB, período no qual, o seguro desemprego e o “bico” de meio período do escritório de contabilidade do meu pai, me sustentaram. Novamente deu tudo certo, passei com êxito e me senti a "fodona".

Conquistei a profissão de advogada, mas, nada mudou, continuo sendo a auxiliar fiscal de sempre, a diferença é que meus colegas e familiares me procuram com frequência para dar consultoria grátis.

Sem emprego, sem seguro desemprego e com uma anuidade para pagar eu me pergunto que “bosta eu sou”? Eu sou mais uma com um título de advogada dentro os milhões que tem no Brasil e não era isso que queria ser quando crescer.

Estou tentando manter a sanidade e pensar positivo porque eu sei que não posso desistir das minhas metas posto que, elas me custaram muito esforço e dinheiro. Não vou me colocar no patamar do fracasso para não decepcionar os autores dos livros de autoajuda que tenho lido, mas, a verdade é que subi no monte Everest e não ganhei merda nenhuma.

Enfim, não quero que ninguém sinta “peninha” de mim, pois, todos estão preocupados demais com suas próprias decepções; mas, sei que existem muitos na mesma situação que eu e quero que eles apenas tenham a resposta daquela pergunta idiota porque, cada dia que passa é um dia a menos de vida e precisamos ter uma razão para viver, uma meta a ser atingida, um sonho a ser realizado, para não passarmos a vida toda sendo as mesmas “merdinhas” de sempre!

  • Sobre o autorAdvogada, concurseira; apaixonada pelas Ciências Forenses .
  • Publicações2
  • Seguidores8
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações188
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-que-voce-quer-ser-quando-crescer/618301378

Informações relacionadas

Posocco Advogados Associados, Advogado
Notíciashá 6 anos

Porque eu escolhi ser advogado

6 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Dra. Parabéns pelo seu texto sincero e corajoso . Mesmo sabendo que as coisas são difíceis, não desista . Nunca !! continuar lendo

Obrigada dr. Paulo não vou desistir não! Sempre avante ! continuar lendo

kkkkkkkkkkkkk.
Adorei o texto. Descontraído, leve e bem escrito. Ri um pouco da 'desgraça' alheia porque já cansei de rir da minha.

Quantas vezes já senti o que certamente está sentindo (nem conto as vezes). A vida não é fácil; nós até coincidimos no que queríamos ser quando crescer . Cresci, madurei e já estou quase 'caindo do pé' mas não consegui o meu sonho de ser delegada e um dos principais motivos - senão o principal foi que sofri uma lesão no joelho (via karatê) e nunca mais pude fazer exercícios muito pesados nessa área, além do mais também quebrei o cócix (depois disso virei sedentária e também mesmo que não tivesse ficado não daria para ser Delegada - não passaria nos exames médicos e físicos)....enfim...

O Professor Leandro Carnal sempre diz que livro de auto-ajuda só ajuda quem escreve, afinal nem todo mundo pode tudo; esses livros só dizem o que a gente quer ouvir - com eles acabamos nos frustrando ainda mais....deixamos de ler e estudar coisas mais importantes para ler livro de auto-ajuda e gurus. Ninguém sabe da nossa vida e das nossas dores, somente nós podemos saber o que está a nosso alcance e o que é melhor.

Força e foco "coleguinha" Dra. - parece que ainda é bem jovem, dá tempo de conseguir o que quer e usufruir disso!
Não vou me estender mais porque não tenho prática em dar AUTO-ajuda!
Boa sorte continuar lendo

Muitooo obgda Dra. melhor do que saber que gostou do texto é saber que não estou sozinha.
Tenho certeza que uma hora tudo dará certo para nós!

Avante sempre! continuar lendo

Que relato, @julianamarques5070. Ainda não concluí o curso, mas já estou pronta para enfrentar o mesmo, e sei que essa experiência se repete para muitas pessoas. Ainda tenho o adicional da falta de uma visão mais precisa do que quero "ser quando crescer".

Parabéns pelo texto! continuar lendo

Pois é Nati tem coisa que omitem na faculdade mas a vida é assim, uma luta constante. Supere suas dificuldades pois o importante é você ter orgulho de você mesma.

Bons estudos. continuar lendo