Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    O racismo e o futebol

    Publicado por Espaço Vital
    há 5 anos

    · Se há algo nojento é o racismo, ainda mais quando é tolerado por aqueles que deveriam adotar medidas punitivas severas.

    Ele é antes de tudo, fruto da ignorância e da maldade. Ignorância porque proveniente de pessoas que demonstram um total desconhecimento da história e da ciência biológica, da maldade pela ânsia ofensiva irracional.

    Nesta quarta-feira (8), no jogo da Libertadores entre Peñarol e Flamengo, parte da torcida uruguaia, pensando ofender a equipe brasileira, chamava-a de “macacos”. Alguns, mais exaltados no propósito, imitavam com gestos o animal em questão, aliás revelando um talento atávico como é de se esperar.

    Pelo que sei, uma vez mais nada fez a Conmebol.

    Isso me fez lembrar um episódio ocorrido no Estádio Olímpico, em 2011, defronte às sociais do dono da casa, quando o Zé Roberto aguardava para entrar em campo. Também foi chamado de macaco e também não aconteceu nada, muito embora eu tenha provocado o TJD da FGF.

    Há vários outros exemplos desse tipo. Ainda bem que, com orgulho, podemos citá-los sem referir o Colorado.

    Bem, todos reconhecem o glorioso papel do Sport Club Internacional na integração esportiva dos negros, até então segregados de algumas agremiações. O internacional é fruto disso, de um início generoso e, por consequência grandioso.

    Sempre me questiono quanto a lógica daqueles que entendem que chamar alguém de macaco é ofensivo. Atente-se que no caso da América Latina, a pretensa ofensa independe da condição racial. Somos brasileiros e, portanto para eles, macacos.

    O que pensam os ofensores acerca de nossas origens biológicas? Seriam eles fundamentalistas que creem no gênesis, ao ponto de imaginarem que surgimos do barro e de uma escultura divina?

    Será que desconhecem minimamente a evolução das espécies e como chegamos ao que somos hoje? Desconhecem que o mais próximo do que somos hoje foi encontrado no Quênia e viveu há 6 milhões de anos? Desconhecem que todos os fósseis mais remotos do homem foram encontrados no que é hoje o continente africano? Desconhecem que evoluímos de animal muito próximo ao macaco?

    É uma pena que isso ocorra justamente no esporte. As competições, as modalidades coletivas, a convivência destinada à conquista sempre foram meios para o rompimento de preconceitos abjetos.

    Entretanto, para que isso não se repita é fundamental que as autoridades responsáveis pelo futebol adotem uma postura inflexível. Apenas com a punição exemplar do clube ou da agremiação, será possível banir a prática discriminatória.

    · Enquanto isso, na vida que segue, está tudo bem para o Internacional na Libertadores. Gostei do resultado do jogo com o River. Serviu para alertar quanto a possibilidade de falhas e para afastar qualquer pensamento ufanista, conhecido como “salto alto”.

    É possível sim a conquista do almejado TRI, sem perder de vista a nossa participação no Brasileirão. Não podemos desperdiçar pontos que nos farão falta lá adiante.

    Como já disse, essa direção nos deve um título.

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações66
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-racismo-e-o-futebol/706725702

    Informações relacionadas

    Singrid Pires, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Racismo X Injúria Racial

    Conselho Nacional de Justiça
    Notíciashá 9 anos

    Qual a diferença entre racismo e injúria racial

    Notíciashá 10 anos

    No futebol, o racismo continua a marcar golos

    Senado
    Notíciashá 9 anos

    Audiência interativa debate racismo no futebol brasileiro

    Nathan Castaño, Estudante de Direito
    Artigoshá 4 anos

    Racismo X Injúria Racial

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)