Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    OAB/AL homenageia Paulo Lôbo com medalha Quintella Cavalcanti

    há 9 anos

    Solenidade foi realizada nessa sexta-feira (5) na sala do Conselho da Ordem

    A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Alagoas (OAB/AL), durante sessão do Conselho Estadual, entregou a medalha Quintella Cavalcanti ao advogado e professor Paulo Luiz Netto Lôbo. A comenda é a honraria máxima conferida a grandes personalidades da advocacia alagoana. Regimentalmente, a medalha só pode ser concedida uma vez, no prazo do mandato do Conselho.

    Em uma solenidade solene, que contou com a participação de toda diretoria da Ordem, conselheiro, parentes e amigos do homenageado, que foi escolhido pelo Conselho Seccional para receber a honraria por ter sido o relator do atual estatuto da advocacia e da OAB, entre outras contribuições para o crescimento da advocacia brasileira.

    O professor Paulo Lôbo não contribuiu apenas para a advocacia alagoana, ele tem feito contribuições importantes para a advocacia brasileira. Além disso, ao fazer parte da criação do estatuto da advocacia ele ajudou a consolidar a instituição. Ele plantou a semente que hoje colhe os frutos, já que a OAB é uma das instituições mais respeitadas do País. Isso sem falar nos diversos livros, artigos ajudando a formar o advogado e, assim, contribuir para a consolidação do estado democrático brasileiro, disse o presidente da OAB/AL Thiago Bomfim.

    Durante a solenidade vários advogados ressaltaram a contribuição de Paulo Lôbo para o crescimento e consolidação da advocacia brasileira. O advogado João Lôbo, sobrinho de Paulo Lôbo, falou da dedicação com que o homenageado trata a advocacia.

    É um profissional completo, que estuda e se dedica a advocacia e a seu desenvolvimento,. Um profissional que não para. Essa medalha é a materialização de sua dedicação, é a materialização do agradecimento dessa casa pelo que foi feito e ainda será feito para nossa profissão, disse.

    Professor e advogado

    O Conselheiro Federal da OAB/AL, Everaldo Patriota, ressaltou a importância dos estudos e atuação de Paulo Lôbo para a Ordem dos Advogados. O senhor é um dos responsáveis pela segurança jurídica da Ordem dos Advogados. Com isso, a instituição pode desenvolver, crescer e lutar pelo brasileiro. E o senhor foi, também, responsável por isso. Toda homenagem que seja feita ao senhor será pequena diante da dimensão da sua contribuição para todo advogado, e não falo apenas de Alagoas. Me refiro ao Brasil inteiro.

    O advogado Marcos Ehrhardt Jr. fez uma breve explanação sobre a densa carreira acadêmica de Paulo Lôbo, que se formou em direito em 1972. A história da Faculdade de Direito de Alagoas e confunde coma história de Paulo Lôbo. Nem a aposentadoria o fez parar, ele atende prontamente a qualquer chamado da universidade. Seja esse chamado para um curso, para orientação de um trabalho. Ele não para, disse.

    O advogado e também jurista Marcos Bernardes de Melo, com quem Paulo Lôbo dividiu a direção da Faculdade de Direito de Alagoas, fez um descontraído discurso e lembrou de que basta olhar os trabalhos deixados pelo homenageado para saber de sua importância para o direito brasileiro.

    Paulo é meu compadre e isso é uma honra, para mim e para ele. Dividimos direção da faculdade de Direito de Alagoas. Lembro que quando pensava em fazer algo, ele já tinha feito. É um homem honrado, dedicado a seu ofício. Essa homenagem é uma testado disso, e quem duvida basta olhar seus livros, artigos, os advogados que ele ajudou a formar.

    Agradecimento

    Durante seu discurso Paulo Lôbo lembrou da batalha em construir o Atual estatuto da advocacia e agradeceu pela homenagem em receber a medalha Quintella Cavalcanti. Quando uma instituição organizada e fortalecida, constituída de meus pares, presta uma homenagem dessas passamos a ter certeza que estamos trilhando o caminho certo. Só me resta ficar profundamente agradecida, disse.

    Lôbo ainda disse que a construção do Atual estatuto da advocacia teve o norte de fortalecer toda categoria, de proteger institucionalmente o fazer direito. Pensamos muito no advogados sozinho, em sua sala que recebe seus clientes. Ele precisava ser protegido, fortalecido. Pensamos também nas sociedades de advogados, que antes nãos e falava muito e pouca coisa constava no antigo estatuto, e era preciso ser fortalecidas. Esse foi nosso norte, nosso trilho, declarou.

    Ele ainda afirmou que não caminhou sozinho, que teve seus colegas advogados e seus alunos, além de sua família, como base para que várias de suas realizações fossem concretizadas. Amigos como os advogados como Marcos Bernardes de melo e Marcello Lavenère Machado, são dois nomes que não posso deixar de citar nessa caminhada. Em nome deles agradeço a todos que me ajudaram e que estão aqui para essa homenagem. Espero ir muito mais além, ainda trilhar um bom caminho, afirmou.

    Fonte: ASCOM OAB/AL

    Ascom OAB/AL

    2121-3207

    ascom@oab-al.org.br

    • Publicações4229
    • Seguidores25
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-al-homenageia-paulo-lobo-com-medalha-quintella-cavalcanti/155454181

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)