Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    OAB cria CTI para inspecionar Zoológico

    Objetivo será apurar denúncias de maus-tratos e mortes

    há 4 anos

    A Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB-RJ criou nesta quinta-feira (13) uma Coordenação Temporária de Inspeção (CTI) com 10 membros, dentre advogados, biólogos e veterinários, para apurar os fatos ocorridos no Zoológico do RJ.

    As denúncias são de sumiço de animais, mortes e obras inacabadas.

    Para o presidente da Comissão, Reynaldo Velloso, que também é biólogo, “tudo deve ser apurado, mas com as responsabilidades atinentes, pois devemos respeitar as vidas que estão lá”.

    Segundo a CPDA, os trabalhos serão voltados para o tratamento que a empresa que detém a concessão vem desenvolvendo com os animais.

    “Não nos cabe examinar os contratos do Poder Público e a fiscalização exercida. Estas ações cabem aos órgãos competentes, como o próprio Tribunal de Contas. Nossas ações serão para garantir a dignidade dos animais que lá estão, e o tratamento efetuado pela concessionária”, completou Velloso.

    Ao final, a OAB-RJ expedirá um Relatório Conclusivo com as possíveis determinações a serem cumpridas pela empresa, e se for o caso, acionará o Poder Judiciário.

    A Comissão da OAB-RJ pretende fazer a primeira inspeção no Zoológico na próxima semana e já marcou datas para as análises dos primeiros relatórios.

    A empresa Cataratas, que responde pela concessão pública do espaço, já anunciou que irá adotar o modelo de BioParque com trabalhos de pesquisas, preservação e reintrodução de espécies que se encontram na lista de extinção.

    E também anunciou a criação de novos espaços para atividades educativas e convivência com animais típicos.

    • Publicações163
    • Seguidores28
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações181
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-cria-cti-para-inspecionar-zoologico/809589132

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)