Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    OAB/DF julga inidôneos envolvidos em fraude no Exame de Ordem

    há 12 anos

    Brasília, 18/07/2012 Nos últimos dois meses, a Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB/DF) julgou quatro processos disciplinares contra advogados envolvidos em antigas fraudes no Exame de Ordem do Distrito Federal. Levados a julgamento pelo Conselho Pleno receberam atestado de inidoneidade e estão sujeitos a perder o direito de exercer a advocacia, definitivamente, caso a decisão da OAB/DF seja referendada pelo Conselho Federal. Se o advogado não recorrer ao CFOAB, a decisão da Seccional é terminativa. O envolvido estará excluído dos quadros da entidade e proibido de exercer a profissão.

    Quando a atual gestão assumiu a OAB/DF, encontrou todos os processos parados. Preocupada com a integridade, a lisura e a transparência, imediatamente a diretoria deu início ao andamento dos processos, promovendo diversas diligências e oportunizando a apresentação de provas testemunhais e documentais para garantir preceitos constitucionais como o princípio de ampla defesa e o devido processo legal. Paralelamente a esse trabalho, a diretoria da OAB/DF e membros da Comissão de Exame de Ordem fizeram gestão junto ao Ministério Público e à Polícia Federal solicitando agilidade na instauração de inquéritos.

    Declaração de inidoneidade

    No dia 10 de maio deste ano, a Ordem colocou na pauta do Conselho Pleno os primeiros processos de declaração de inidoneidade contra dois advogados, por participação na fraude. Ambos foram julgados e excluídos dos quadros da Seccional por unanimidade. Nos dias 6 e 28 de junho, o Conselho Pleno aprovou a exclusão de mais dois advogados, entre eles, a advogada que se tornou figura central do caso ao entrar com pedido de delação premiada junto ao Ministério Público Federal. Na época, era a examinadora responsável pelas provas de Direito Penal.

    Na avaliação do atual presidente da Comissão deEstágio e Exame de Ordem, Gustavo Gaião, o julgamento da questão é de extrema importância para a OAB/DF, uma vez que à época a revelação de tais fatos denegriu a imagem da entidade, notadamente em razão do papel constitucional que detém por sua luta histórica junto à sociedade e pela observância fiel da aplicação das leis. Para o presidente da OAB/DF, Francisco Caputo, a finalização dos processos e o julgamento pelo Conselho Pleno é uma resposta à sociedade. A Ordem não poderia mais conviver sob essa suspeição e não permitirá jamais que sua imagem seja maculada.

    Reportagem - Helena Cirineu

    Comunicação Social - Jornalismo

    OAB/DF

    • Publicações5566
    • Seguidores45
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações7
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-df-julga-inidoneos-envolvidos-em-fraude-no-exame-de-ordem/3184412

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)